Para evitar falhas e frustração, nutricionista explica qual o elemento-chave para uma boa dieta

Segundo Roberto Meirelles, é importante investir na reeducação alimentar

Por Vivaldo Marques e Osvaldo Lyra
20/04/2024 às 15h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Fazer dieta pode ser frustrante para muitas pessoas que desejam emagrecer ou mudar de corpo. O maior desafio é  manter o plano alimentar por um longo período. Há quem já tenha tentado uma dieta popular que parece funcionar para todo mundo, exceto para si próprio, ou quem conseguiu seguir por duas semanas, mas depois "saiu dos trilhos".  A imposição de restrições alimentares, cortando determinados tipos de comida do cardápio, tende a desestimular a manutenção do plano de emagrecimento. 

O nutricionista, educador físico e especialista em materno-infantil, Roberto Meirelles, disse em conversa com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra,  que a melhor dieta é aquela a que se pode aderir. "Então, aderência, na minha opinião, é o que leva ao sucesso da alimentação. Nada deve ser totalmente restrito, proibido, mas sim adequado", pontuou.

A adequação é um dos principais fatores que definem o sucesso de um tratamento nutricional e evitam falhas e frustrações. Evidências com pacientes obesos mostram que, mais importante do que o tipo de dieta seguida, é a capacidade dos pacientes de se adequarem ao plano alimentar. 

"Então, se aquela pessoa vem de um problema patológico e precisa de um cuidado maior, com uma educação alimentar totalmente desorganizada, aí sim a gente consegue padronizar novos referenciais, mas que sejam possíveis de ser reproduzidos", finalizou Roberto.

 

Confira a entrevista:

 

Leia também:

Nutricionista explica como novas regras para embalagens de alimentos podem contribuir para escolhas mais saudáveis