Luciana Mandelli é exonerada do cargo de diretora-geral do IPAC

Demissão escancarou supostos desentendimentos entre Bruno Monteiro

Por Redação
17/04/2024 às 12h08
  • Compartilhe
Foto: Joa Souza / Gov BA
Foto: Joa Souza / Gov BA

O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, venceu a queda de braço contra Luciana Mandelli, vice-presidente do PT na Bahia, que comandava o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

A demissão de Mandelli foi publicada nesta quarta-feita (17) no Diário Oficial da Bahia, e escancarou os supostos desentendimentos entre os dois, porém, negado em diversas oportunidades. Outro fato que evidencia a vitória de Bruno Monteiro, foi a nomeação do seu chefe de gabinete, Marcelo Ferreira Lemos Filho, para assumir a pasta do Instituto.

Dentro do PT "raiz", o sentimento é de perplexidade, uma vez que Luciana, além do posto que ocupa na hierarquia da legenda, tinha um trabalho bem avaliado, com entregas vistas como interessantes, como o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC). Há, ainda, um sentimento de desalento com o respaldo dado ao Palácio de Ondina a Monteiro, que, no tempo que está à frente da pasta, tem trazido mais problemas - com as questões referentes à Lei Paulo Gustavo, por exemplo - do que resultados na área.

De acordo com apurações do Se Ligue Bahia, o novo alvo de Bruno Monteiro será a demissão de Piti Canela, diretora-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). Para o lugar, já teria um nome ventilado da atual superintendente da Secult, Sara Prado.