Salvador sedia evento inédito dedicado à aorta, maior e mais importante artéria do corpo humano

Aortatalks reúne, no dia 20 de abril, profissionais nacionais e internacionais que se dedicam ao diagnóstico e tratamento de doenças da aorta

Por Redação
16/04/2024 às 18h17
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A maior e mais importante artéria do sistema circulatório será o foco do Aortatalks, encontro inédito e inteiramente dedicado ao manejo de doenças que acometem a aorta. Estreante no calendário de eventos de saúde sediados em Salvador, o encontro acontece no dia 20 de abril com a missão de ser um grande fórum multidisciplinar de discussão e atualização científica na área. Reunindo cerca de 150 profissionais do Brasil e do exterior, o evento acontece no Wish Hotel da Bahia, a partir das 7h45.

O Aortatalks pauta, principalmente, os avanços nos tratamentos das duas doenças relacionadas à aorta que mais acometem pacientes: o aneurisma e a dissecção da aorta. Um levantamento recente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) identificou que pelo menos 10 pessoas são internadas por dia no país por conta de aneurisma da aorta.

O mesmo estudo aponta que entre janeiro de 2012 e maio de 2022 quase 40 mil pessoas foram submetidas a procedimentos para tratamento da doença apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, cerca de 13% tiveram desfecho fatal. O número de casos seria ainda maior se fossem contabilizados os atendimentos realizados por planos de saúde e de modo particular.

"Falando em dissecção da aorta, estima-se hoje que ocorram cerca de 12 mil novos casos por ano no Brasil. É uma doença extremamente grave, fatal e, muitas vezes, metade dos pacientes morre sem um diagnóstico correto. Enquanto que de 70% a 80% dos pacientes submetidos a uma cirurgia no tempo adequado apresentam uma sobrevida excelente a longo prazo", explica  André Brito, cirurgião vascular e endovascular, referência internacional em aorta, e um dos idealizadores do evento.

Leia também:

Salvador sedia o terceiro maior evento da cardiologia brasileira