Futuros soldados da PM abraçam campanha para repor estoque de sangue do Hemoba

Mais de 60 alunos-soldados participaram da ação que visa ajudar a abastecer o estoque crítico de sangue 

Por Redação
28/03/2024 às 07h00
  • Compartilhe
Foto: Sgt RR Magno/PM-BA
Foto: Sgt RR Magno/PM-BA

Mais de 60 alunos-soldados vestiram a camisa da campanha Doe uma gota de carinho e doaram sangue nesta quarta-feira (27), na Guarnição da Polícia Militar do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. O objetivo foi ajudar a abastecer o estoque crítico de sangue da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). 

A iniciativa, que está em sua 5ª edição, é resultado de uma parceria da PM e Hemoba no intuito de mobilizar policiais militares e sociedade baiana para a importância da doação de sangue, especialmente neste período que antecede feriadões. Na PM, a campanha é coordenada pelo Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (DPCDH), que articulou junto ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) para mobilizar o efetivo de alunos para o ato solidário. 

"Os PMs aqui hoje estão dando o exemplo de cuidado com o próximo. E incentivar esse gesto nos cursos de formação demonstra que a corporação se preocupa em formá-los também para uma atuação mais humana, respeitosa e voltada para o social", destaca o capitão Anderson Sampaio, oficial do DPCDH. 

Antônio César, servidor da Saeb e um dos doadores voluntários, alertou sobre a importância da sociedade colaborar para manter os bancos de sangue atualizados. "É uma iniciativa louvável. É uma pena chegarmos nesse estado crítico, porque ainda não há uma conscientização coletiva de que doar é para todo dia, não custa nada, não deixa a pessoa mais frágil e ajuda a salvar vidas. Sangue é vida!", afirmou. 

"Agradecemos mais uma vez a participação da Polícia Militar da Bahia, que demonstra o respeito, o compromisso e a solidariedade da corporação com a sociedade baiana. A contribuição da PM é de grande importância para a Hemoba, principalmente, neste momento que precisamos manter os estoques no nível recomendado para suprir as necessidades das unidades hospitalares do estado", declarou Luiz Catto, diretor geral da Fundação.

A campanha, que utiliza o código de doação 190, ocorrerá em todas as unidades da Hemoba na capital baiana até o final do mês. Já a segunda etapa da ação será em abril com as unidades do interior do Estado. 

 

Leia também:

Fundação Hemoba publica alerta de estoque crítico de sangue

Hemoba participa da campanha Semana Santa do 'Hemocentros Unidos'