Atenção básica à saúde x tecnologia: o que deve ser prioridade na Medicina?

O médico Naturopata Aureo Augusto de Azevedo falou ao podcast do Portal M! sobre o papel de cada elemento na busca da cura 

Por Bruna Ferraz
03/02/2024 às 14h00
  • Compartilhe
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

O avanço das pesquisas científicas e das tecnologias, tanto para a descoberta de novos tratamentos quanto para a construção de máquinas inovadoras de rastreamento de doenças, tem gerado uma evolução significativa na Medicina e, por consequência, no combate a enfermidades, que antes  eram tratadas como sentenças de morte.

Dentro desse processo, contudo, alguns elementos da Medicina tradicional foram se perdendo. Em  participação no podcast do Portal M!, o médico Aureo Augusto Caribé de Azevedo falou sobre o seu trabalho com a Naturopatia, que tem como objetivo promover a cura através da natureza e da compreensão do corpo, da mente e do espírito. Ao abordar o assunto, o especialista destacou a importância do investimento na atenção básica à saúde.

De acordo com o médico, a tecnologia não só é uma grande aliada á área da saúde, como também é essencial, pois, somente através dela, alguns tratamentos ou exames podem ser acessados. Aureo Augusto ressaltou, no entanto, que esse não deve ser o investimento primordial na Medicina, explicando que é possível compreender a importância de diferentes elementos em busca da cura.

"Quando você lida com uma pessoa que tem uma doença bem específica e bem difícil de diagnosticar, realmente é maravilhoso que tenha toda essa tecnologia. Então, a tecnologia é necessária. No entanto, para que a sociedade como um todo melhore a sua saúde, a atenção básica é o mais importante. Vejamos: uma pessoa que tem diabetes e já está com umas dores estranhas no pé, dores muito fortes, o pé está ficando arroxeado. Então, ainda bem que existem certos exames, como a ultrassonografia, que pode ajudar essa pessoa a ver qual é o estado dos vasos sanguíneos dela para ajudá-la a ver se tem possibilidade de alguma recuperação ou se é melhor fazer logo uma cirurgia para extração de algum dedo ou alguma coisa assim. No entanto, esta pessoa que tem diabetes tipo 2, muito provavelmente, tem diabetes tipo 2 porque ela não foi bem acompanhada", detalhou o médico naturopata.

Além de atuar em uma clínica particular, Aureo Augusto possuiu uma vasta experiência na Unidade de Saúde da Família, onde desenvolveu atividades educativas e terapêuticas naturais, com foco na saúde e na felicidade.

Ressaltando que a 'culpa' desse quadro de saúde não é do médico que acompanhou aquele paciente, Aureo Augusto afirmou que a falha está na falta de consideração de alguns pontos essenciais para o bem-estar de um indivíduo, como a alimentação.

"Uma pessoa chega em um posto de saúde, ou seja, da atenção básica, e se percebe que a glicemia dela está elevada, então o que se faz? Se procura fazer uma alteração da alimentação dela. A Organização Mundial de Saúde considera que a maior causa de diabetes tipo 2 no mundo é refrigerante. Então, cabe aos profissionais que atenderem aquela mulher conversar com ela e mostrar para ela a necessidade de ela fazer uma mudança de alimentação. Vamos admitir a hipótese que a mudança de alimentação não foi suficiente, então ela terá que continuar com a mudança de alimentação e usar determinadas medicações. O posto vai contribuir significativamente para que essa mulher não chegue ao ponto de ter aquela situação grave", destacou.

"A atenção básica tem um caráter extremamente importante, tanto preventivo quanto curativo. Mas, quando se trata de algo curativo, isso impede que a pessoa fique com um quadro muito mais grave", concluiu o médico ao Portal M!.

Confira o podcast na íntegra: