Presidente do TRE diz que Congresso mostra amadurecimento ao manter eleições em 2020

Para Jatahy Júnior, sistema democrático do país não comportaria adiamento para 2021

Por Vinícius Rebouças
07/07/2020 às 18h50
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/ TRE-BA
Foto: Divulgação/ TRE-BA

Como presidente da seccional baiana do Tribunal Regional Eleitoral, o desembargador Edmilson Jatahy Júnior atestou amadurecimento do Congresso ao manter as eleições municipais em 2020 durante live do A Tarde Conecta com Osvaldo Lyra, editor-chefe do Portal M!.

"O Senado e a Câmara mostraram amadurecimento. Fizeram a mudança na data da eleição, mas não de forma aleatória. Estudaram com autoridades o melhor momento para realização, que será quando a pandemia já tenha atingido o platô e ganhado a descendência da curva epidemiológica", disse Jatahy.

A alteração no calendário eleitoral por força da pandemia da Covid-19 adiou o primeiro turno de 4 de outubro para 15 de novembro e o segundo em 29 de novembro. A prorrogação de mandatos para 2021, além de uma fusão com as eleições de 2022, chegaram a ser ventiladas e desaprovadas.

"Seria muito ruim para o sistema democrático do país. As eleições precisam ser realizadas esse ano. Vamos fazer eleições com o vírus ainda circulando, mas faremos várias outras coisas do cotidiano com o vírus ainda circulando", analisou o desembargador. "Estamos nos desdobrando para cumprir o calendário eleitoral de forma segura", complementou.