Charles Tang diz ser 'extremamente necessária' a relação Brasil - China

"Ambos precisam um do outro", diz presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China

Por Osvaldo Lyra e Francisco Artur
07/07/2020 às 18h15
  • Compartilhe
Foto: Governo RN
Foto: Governo RN

Ao falar sobre o agronegócio brasileiro, o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Tang, classificou como 'extremamente' necessária a manutenção de uma boa relação entre os dois países. 

"Eu acho que os dois são gigantes e ambos precisam um do outro. Só que, nesse momento, o Brasil precisa mais da China porque é o país que segura a economia nacional", destacou Charles, citando o fato de o país asiático importar a maior parte das carnes e da soja brasileira.

O êxito nessa relação comercial da China com o setor agropecuário brasileiro, para Charles Tang, se dá por causa do trabalho da ministra da agricultura, Tereza Cristina.

"Tereza Cristina é muito capaz. Ela aumentou a quantidade de frigoríficos brasileiros que exportam para china", elogiou.

Tal diplomacia, no entanto, não é aplicada à personagens política brasileira que têm se mostrado contrários à manutenção da relação comercial entre Brasil e China. Sem citar nomes, o presidente do grupo comercial disse que essas pessoas são antinacionalistas. 

"O bom brasileiro tem que defender interesse nacional do Brasil e não defender interesse de outro país contra Brasil. Isso não só pelo fato de a China ela compra mais produtos agrícolas do Brasil, mas também porque é o país que mais tem investido aqui", argumentou Charles Tang, exemplificando os investimentos de empresas chinesas em obras de infraestrutura.