Seminário em Salvador discutirá novas práticas de acolhimento e empatia aos pacientes nesta quinta-feira
Evento da Ahseb reúne especialistas em Salvador para discutir estratégias de humanização, segurança de dados e integração emocional no cuidado ao paciente
Vaner Casaes
O Seminário Na Pele do Paciente II, realizado nesta quinta-feira (9), no Mundo Plaza Business Center, em Salvador, das 7h30 às 17h10, discutirá como transformar a experiência do paciente em um processo mais humano, acolhedor, seguro e inovador. A iniciativa integra as comemorações dos 60 anos da Associação de Hospitais e Serviços de Saúde da Bahia (AHSEB) e reunirá gestores, profissionais e especialistas para debater estratégias que estão redefinindo a saúde com ênfase na humanização e na dimensão emocional e espiritual do paciente.
Evento amplia debate sobre centralidade do paciente
Após a primeira edição, realizada em maio, o seminário amplia o debate com novos temas que reforçam a importância de colocar o paciente no centro do cuidado. A programação inclui palestras, painéis, apresentação de cases, debates e momentos de networking, abordando desde a proteção de dados até a jornada do cuidado oncológico.
De acordo com a oncologista Clarissa Mathias, médica da Oncoclínicas Bahia e líder do Cancer Center Hospital Santa Izabel, a proposta “é enxergar o indivíduo como um mundo, em todas as suas dimensões, incluindo a espiritualidade, que deve ser entendida e respeitada como parte fundamental da saúde”.
Ahseb reforça foco na humanização da saúde
O presidente da Ahseb, Mauro Adan, destacou que, aos 60 anos, a entidade reafirma o compromisso de colocar o paciente no centro das discussões. Segundo ele, a iniciativa é “fundamental” para o avanço na “humanização e na personalização dos atendimentos”.
“Considerando tanto as necessidades clínicas quanto o cuidado com o lado humano. Esta é também a oportunidade de reunir em nosso estado especialistas locais e nacionais para debater temas estratégicos e relevantes, fortalecendo os nossos associados e contribuindo para o desenvolvimento do mercado baiano”, afirmou Adan.
LGPD e segurança de dados na saúde são destaques da manhã no Seminário da Ahseb
Na parte da manhã, o público acompanhará apresentações como a da advogada e consultora Fabiani Borges, que discutirá o tema “Compartilhamento de Dados do Paciente: O Que Pode ou Não Pode”. A especialista fará uma análise sobre as implicações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no setor de saúde, abordando os limites legais e éticos do uso de informações sensíveis em um cenário de forte digitalização e crescente uso de inteligência artificial.
Segundo Fabiani, o objetivo é chamar atenção para a necessidade de processos claros e seguros no tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Ela também enfatizou que a maioria das instituições associadas à Ahseb trata dados sensíveis de pacientes, e ressaltou que a prática possui limitações impostas pela lei.
“Não adianta apenas apontar os problemas, é preciso trazer soluções, e elas passam necessariamente por boas governanças, envolvendo pessoas, processos e tecnologia para garantir a segurança da informação e evitar incidentes que podem trazer riscos graves à vida dos pacientes”, destacou.
A advogada também alertou que a falta de governança de dados pode expor pacientes a situações de vulnerabilidade e comprometer a credibilidade das instituições. Ela destacou que práticas como criptografia, controle de acesso e segregação de funções são essenciais para reduzir vulnerabilidades e evitar sanções administrativas ou indenizações em caso de falhas de segurança.
Turno da tarde vai tratar da dimensão emocional e espiritual do paciente
No turno da tarde, a oncologista Clarissa Mathias, que também é membro do conselho da American Society of Clinical Oncology (ASCO), apresentará a palestra “Cuidando do Indivíduo: A Interconexão entre Corpo, Mente e Espírito”. O tema aborda a integração de aspectos emocionais e espirituais ao tratamento clínico, com o objetivo de transformar a jornada do paciente oncológico e promover mais qualidade de vida e engajamento no processo de cura.
A médica reforça que, desde 1988, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incorporou a espiritualidade ao conceito de saúde, mas esse aspecto ainda é pouco praticado em hospitais. “A proposta é enxergar o indivíduo como um mundo, em todas as suas dimensões, incluindo a espiritualidade, que deve ser entendida e respeitada como parte fundamental da saúde”, ressaltou.
Programação reúne especialistas de diversas áreas
O evento contará também com a participação de Clóvis Queiroz, diretor de Relações do Trabalho e Sindical da Confederação Nacional de Saúde, com a palestra “NR 01 e os Riscos Psicossociais: Do Debate Tripartite à Responsabilidade das Empresas de Saúde”. Já Augusto Cruz, sócio da AC Sustentabilidade & Governança, abordará “O Cuidado com a Intimidade do Paciente”.
A arquiteta Camila Oubinha Duran, da Santa Casa da Bahia, apresentará “Espaços Vivos”, sobre neuroarquitetura hospitalar. A programação inclui ainda a enfermeira-chefe do Hospital Português, Karen Reis Carvalho, com a palestra “Curta Permanência: Humanização que Gera Valor”, além de representantes do A.C.Camargo Cancer Center e do vice-presidente de Estratégia da Florence, Lucas Andrade.
O encerramento ficará a cargo de José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa da Bahia, com o relato “Empatia à Flor da Pele: O Relato de um Cuidar Verdadeiro”.
Mais Lidas
Rio Concept chega à Bahia com proposta de unir beleza, ciência e autoestima
Anvisa proíbe venda e uso de suplementos com ozônio na composição
Saúde
Rio Concept chega à Bahia com proposta de unir beleza, ciência e autoestima
Anvisa proíbe venda e uso de suplementos com ozônio na composição
Últimas Notícias
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti
Salvador lidera painel da COP30 e destaca programas premiados de reciclagem e economia circular
Prefeito Bruno Reis apresenta resultados do Recicla Capital e iniciativas que colocam a cidade entre as referências globais em sustentabilidade urbana
Paulo Gonet defende sigilo e atuação técnica em sabatina no Senado sobre recondução à PGR
Procurador-geral reforça compromisso com discrição, nega viés partidário e diz que PGR não atua por aplausos ou conveniências políticas
Marcone Amaral oficializa candidatura à presidência do Vitória com união de grupos de oposição
Eleição que definirá comando do rubro-negro no triênio 2026–2028 está marcada para dia 13 de dezembro