Pular para o conteúdo
Início » Saúde nos Bairros contabiliza mais de 1,2 milhão de procedimentos realizados em 15 meses

Saúde nos Bairros contabiliza mais de 1,2 milhão de procedimentos realizados em 15 meses

Saúde nos Bairros
Conforme a gestão municipal, a meta do programa é alcançar todas as regiões necessitadas da capital baiana

O programa Saúde nos Bairros, lançado em abril de 2023 pela prefeitura de Salvador, já percorreu 67 bairros, oferecendo serviços essenciais à comunidade, e acumula mais de 1,2 milhão de procedimentos foram realizados.

Conforme a gestão municipal, a meta do programa é alcançar todas as regiões necessitadas, garantindo que nenhum morador fique sem assistência médica. Atualmente, a iniciativa está presente nos bairros de São Cristóvão (Campo do Corte, Via 002) e Alto de Coutos (quadra de futebol da Bela Vista, Alameda Engenheiro Antônio Franco), até o próximo dia 27, das 7h às 17h; e no CEU Valéria (Rua B, Nova Brasília de Valéria) até este sábado (20), das 8h às 15h30. Já a Capelinha de São Caetano recebe o programa neste fim de semana (dias 20 e 21).

Os serviços oferecidos incluem consultas especializadas com clínico geral, cardiologista, urologista e mastologista, além dos exames de ultrassom, Doppler de carótidas, ecocardiograma (ECO), eletrocardiograma (ECG), mamografia, exames laboratoriais, preventivo, atendimento odontológico, agendamento de raio x, consulta com pediatria aos sábados, à captação de pacientes para cirurgia geral eletivas a exemplo de histerectomia, miomectomia e vesícula. Entre esses, os exames laboratoriais têm sido os mais procurados, evidenciando a demanda por diagnósticos rápidos e precisos na população local.

O Saúde nos Bairros possui atualmente três carretas que se deslocam pelos bairros durante a semana. Recentemente, foi adicionada uma quarta carreta, que atende exclusivamente aos finais de semana. Essa expansão permite que ainda mais moradores possam ser beneficiados pelos serviços de saúde, ampliando a capacidade de atendimento e reduzindo o tempo de espera para consultas e exames.

“O programa visa atender a população de forma mais efetiva próximo à sua residência, reduzindo o índice de ausência, fazendo um encaminhamento qualificado e tentando chegar mais próximo do atendimento integral e do diagnóstico precoce, além de trabalhar a prevenção durante ações educativas”, afirmou a coordenadora técnica do Saúde nos Bairros, Daniela Alcântara.

Acesso

Para ter acesso ao serviço, é necessário que os interessados apresentem o Cartão SUS, RG e, caso necessário, o guia dos exames pretendidos. Caso não tenha requisição, o paciente terá consulta com o médico clínico no próprio local e realizará os exames. O atendimento é por ordem de chegada.

Leia também:

Vacinação antirrábica segue neste final de semana em Salvador

Pediatra diz que pais de criança com Síndrome de Patau devem viver cada momento do bebê

Salvador terá ações alusivas ao Julho das Pretas para mulheres soteropolitanas

Jefferson Peixoto/Secom PMS