Prefeitura de Salvador e IEPS firmam acordo para qualificar o SUS na capital

Parceria garante mais eficiência e humanização no atendimento ao cidadão nas UBSs de Salvador


Redação
Redação 30/05/2025 12:30 • Saúde
Prefeitura de Salvador e IEPS firmam acordo para qualificar o SUS na capital - Betto Jr./ Secom PMS

A Prefeitura de Salvador assinou nesta quinta-feira (29) um Acordo de Cooperação Técnica com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) para implantar o programa Transforma APS, que vai modernizar e ampliar a resolutividade do atendimento na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo é garantir um cuidado mais eficiente e humanizado para a população atendida nas unidades básicas de saúde.

O acordo foi firmado em uma reunião no gabinete do prefeito Bruno Reis, que contou com a presença do economista e fundador do IEPS, Armínio Fraga, do diretor-executivo do instituto, Miguel Lago, e do diretor de Políticas Públicas do IEPS, Arthur Aguillar. Também participaram o secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, a subsecretária Edriane Teixeira e a diretora da Diretoria Estratégica de Gestão de Pessoas e Processos de Saúde, Mariana Troccoli.

Parceria fortalece a rede de saúde pública

O prefeito Bruno Reis explicou que o programa vai potencializar as melhorias já conquistadas pela gestão municipal nos últimos anos. “Salvador tem avançado muito nos últimos anos, mas sabemos que os desafios são grandes e exigem estratégias modernas e eficazes”, disse. Ele completou: “O ‘Transforma APS’ é um passo decisivo para ampliar a resolutividade da Atenção Primária e garantir que o cuidado chegue com mais qualidade e rapidez a quem mais precisa”.

A iniciativa prevê um trabalho conjunto entre o IEPS e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com foco em capacitação de profissionais, reorganização da linha de cuidado, digitalização de processos, uso de dados para decisões e fortalecimento da rede de atenção. O cronograma de execução será feito em etapas, começando pelo diagnóstico, passando por testes em unidades-piloto e, depois, expandindo para toda a rede de saúde do município.

Objetivo é humanizar e modernizar o atendimento

O secretário Rodrigo Alves ressaltou que o programa vai aprimorar o atendimento, tornando-o mais próximo das pessoas. “O Transforma APS é uma oportunidade concreta de qualificar a saúde pública com foco no cidadão. Estamos unindo evidências técnicas, escuta ativa e gestão moderna para oferecer uma atenção primária mais resolutiva, acolhedora e humana”, explicou.

Segundo ele, o projeto reforça a diretriz do SUS que valoriza profissionais e respeita as necessidades de quem busca atendimento. “Esse programa reafirma o compromisso da gestão com o SUS que dá certo, que valoriza os profissionais e respeita quem precisa de cuidado”, completou.

Salvador como referência nacional

Para o diretor de Políticas Públicas do IEPS, Arthur Aguillar, a parceria com Salvador destaca a cidade como exemplo para o país. “Uma alegria estar aqui fechando essa parceria com a Prefeitura de Salvador. Quero agradecer ao prefeito Bruno Reis e ao secretário Rodrigo pela oportunidade de trabalharmos juntos”, disse Aguillar. Ele também agradeceu a outras organizações que apoiam a iniciativa, como a Umane, a Fundação Maria Emília e o Instituto Devive.

Ele explicou que a união entre as instituições vai criar uma nova referência para outras cidades. “O que estamos construindo juntos é uma nova referência para o país; Salvador tem mostrado disposição e coragem para inovar, o que é fundamental”, afirmou.

Financiamento e participação de parceiros

A cooperação técnica não envolve repasse de recursos públicos e será financiada pelas organizações que participam do projeto, incluindo a Fundação Maria Emília e o Instituto Devive. A execução será feita por equipes técnicas especializadas, que vão elaborar estratégias sustentáveis para qualificar ainda mais o sistema de saúde de Salvador.

Além dos representantes do IEPS e da Prefeitura, participaram da reunião a diretora-executiva da Fundação Maria Emília, Thamile Aciolly, a presidente do Conselho da fundação, Maria Thereza Tourinho, e a diretora-executiva do Instituto Devive, Renata Biselli.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Saúde

Últimas Notícias

Verba da Aldir Blanc: FGM quer sugestões da sociedade para investir na cultura de Salvador -
Cidades 09/07/2025 às 08:30

Verba da Aldir Blanc: FGM quer sugestões da sociedade para investir na cultura de Salvador

Agentes culturais e sociedade podem opinar até 18 de julho sobre aplicação do Ciclo 2 da PNAB por meio de formulário no site da fundação


Comissão deve votar PEC da Segurança nesta quarta-feira após articulação com governo -
Política 09/07/2025 às 08:00

Comissão deve votar PEC da Segurança nesta quarta-feira após articulação com governo

Exclusividade da União em legislar sobre normas gerais de segurança pública era um dos principais pontos de resistência de governadores


Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados -
Cidades 09/07/2025 às 07:30

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados

Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social


Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar -
Cidades 09/07/2025 às 07:00

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar

No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho


Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade -
Cultura 08/07/2025 às 23:00

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade

Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva


Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025 -
Cidades 08/07/2025 às 22:40

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025

Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões


Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026 -
Política 08/07/2025 às 22:20

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026

Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas


Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira -
Cultura 08/07/2025 às 22:00

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira

Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano


Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação -
Política 08/07/2025 às 21:40

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação

Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático


Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa -
Coluna Ohh! 08/07/2025 às 21:20

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa

Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe