Perigo no copo: morte suspeita na Bahia expõe riscos do metanol e dicas simples para evitar bebidas adulteradas

Especialistas alertam para os riscos de bebidas adulteradas e orientam sobre como identificar produtos ilegais


Matheus Calmon
Matheus Calmon 04/10/2025 09:10 • Saúde
Perigo no copo: morte suspeita na Bahia expõe riscos do metanol e dicas simples para evitar bebidas adulteradas - Gadini/Pixabay
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A onda de intoxicações por bebidas alcoólicas adulteradas com metanol, que já preocupa estados como São Paulo e Pernambuco, acendeu um alerta também na Bahia. A atenção se voltou para o estado após a morte suspeita de Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, em Feira de Santana, nesta sexta-feira (3). No mesmo dia, o Ministério da Saúde confirmou o segundo caso suspeito no estado: um paciente internado em Salvador. O paciente de Feira havia dado entrada na UPA da Queimadinha na noite anterior e não resistiu. A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) confirmou que amostras foram coletadas e encaminhadas para análise, cujo resultado deve sair em até sete dias.

Só então será possível confirmar se a causa está ligada ao consumo de bebida adulterada com metanol. Enquanto a Bahia investiga os casos, o cenário nacional já soma 113 notificações de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, sendo 12 confirmados, segundo balanço do Ministério da Saúde divulgado na tarde desta sexta-feira (3). As notificações incluem casos confirmados e suspeitos, além de mortes.

Do total de 113 notificações por esse tipo de intoxicação, 101 são em São Paulo (11 confirmados e 90 em investigação), 6 casos em investigação em Pernambuco, 2 em investigação na Bahia e no Distrito Federal, e 1 caso está sendo investigado no Paraná e Mato Grosso do Sul.

Entre as notificações, há ainda a indicação de 12 óbitos. Destes, um foi confirmado no estado de São Paulo e 11 estão sendo investigados (8 em SP, 1 em PE, 1 na BA e 1 no MS). As notificações foram informadas até as 16h, desta sexta-feira, para o Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).

A gravidade levou o Ministério da Saúde a instalar uma sala de monitoramento emergencial para acompanhar os registros, coordenar medidas e orientar estados e municípios na prevenção.

Fiscalização intensificada em Salvador

Diante do risco, autoridades sanitárias reforçam cuidados básicos para a população: sempre verificar rótulos, selos fiscais e lacres de segurança antes de consumir bebidas alcoólicas; desconfiar de preços muito abaixo do mercado; e evitar produtos de origem duvidosa ou embalagens improvisadas. A recomendação é clara: em caso de sintomas como náuseas, tontura, dor de cabeça intensa ou visão turva após o consumo de bebida alcoólica, a orientação é buscar atendimento imediato em uma unidade de saúde e, se possível, levar a embalagem para análise.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Vigilância Sanitária e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), intensificou a fiscalização em Salvador. Até o momento, não há registros de intoxicação na capital, mas o monitoramento e as inspeções buscam evitar a circulação de bebidas de procedência duvidosa.

As ações incluem visitas a bares, restaurantes, distribuidoras, supermercados e outros pontos de venda de bebidas alcoólicas. Consumidores são orientados a verificar rótulos, selos fiscais, lacres e a procedência do produto antes de efetuar a compra.

“Ler o rótulo é um passo importante para verificar se a bebida traz informações básicas, como validade e fabricante. Além disso, é preciso desconfiar de produtos vendidos a preços muito abaixo do mercado, de embalagens improvisadas ou sem lacre de segurança. Esses cuidados simples ajudam a evitar riscos e garantem mais segurança para quem consome”, disse a diretora de Vigilância da Saúde de Salvador, Andréa Salvador.

Segundo a pasta, profissionais de saúde da rede municipal receberam orientações para identificar precocemente casos suspeitos, realizar notificações imediatas e conduzir o atendimento adequado. A recomendação é que qualquer pessoa que apresente sintomas suspeitos procure um serviço de saúde e, se possível, leve a embalagem consumida para análise.

Riscos à saúde e sintomas do metanol

O metanol é uma substância industrial altamente tóxica. Quando ingerido, pode causar náuseas, vômitos, dor de cabeça intensa, visão turva e tontura. Em casos graves, provoca cegueira, insuficiência renal, coma e morte. A Vigilância Sanitária reforça que bebidas sem lacre, rótulo ou selo fiscal são de alto risco e devem ser evitadas e orienta os consumidores a desconfiar de preços muito abaixo do mercado e a checar a procedência antes de comprar.

O médico Rafael Marchetti, membro da Sociedade Brasileira de Cardiologia, coautor do livro Revolução Alimentar e especializado em Medicina do Exercício e do Esporte, explica que a intoxicação por metanol acidifica o sangue, prejudicando a força de contração do coração. O resultado pode ser queda de pressão, cansaço intenso, falta de ar e tontura, podendo evoluir para desmaios ou choque em casos graves.

“A acidez também bagunça a ‘parte elétrica’ do coração, deixando os batimentos irregulares (muito rápidos, muito lentos ou com pausas), o que aumenta o risco de arritmias perigosas e até parada cardíaca. Além disso, pode haver ‘espasmo’ das artérias do coração, provocando dor no peito e até infarto, mesmo em quem nunca teve problema cardíaco. O risco é maior em idosos, pessoas com doença do coração, rins ou múltiplas comorbidades”.

Ele alerta que ao surgir suspeita de ingestão de bebida adulterada ou contato com solventes e diante de sintomas como visão embaçada, dor de cabeça forte, vômitos, respiração acelerada, dor no peito ou desmaio, é necessário procurar emergência imediatamente. “O tratamento rápido com antídoto e, se necessário, hemodiálise costuma reverter o quadro e reduzir o risco para o coração”.

Nos casos mais graves, a acidose intensa desorganiza a eletricidade do coração e reduz a contração, favorecendo arritmias e hipotensão. Essa instabilidade elétrica aumenta a chance de eventos cardíacos graves e exige atenção médica imediata.

“Há relatos de infarto agudo do miocárdio, geralmente atribuído a espasmo coronariano e disfunção endotelial induzidos pela acidose, podendo ocorrer mesmo sem doença coronariana prévia. O conjunto de instabilidade elétrica, queda de contratilidade e vasoplegia/espasmo pode culminar em insuficiência cardíaca aguda, choque cardiogênico e parada cardiorrespiratória”.

Pessoas com histórico de doenças cardíacas têm risco ainda maior, pois a acidose e a hipóxia comprometem a condução elétrica e reduzem a força de contração do coração, facilitando complicações graves, o que facilita arritmias – inclusive malignas-, descompensação de insuficiência cardíaca, choque e até parada cardiorrespiratória.

“O risco é ainda mais elevado em quem tem doença coronariana, insuficiência cardíaca, valvulopatias, arritmias prévias, idade avançada ou comorbidades como diabetes, hipertensão e doença renal, pois a “reserva” cardiovascular é menor. Para esses grupos, qualquer suspeita de exposição ao metanol ou sintomas de alerta exige procura imediata de emergência”.

Ele explica que quando o metanol entra no organismo, ele se transforma em um ácido muito tóxico, o músculo do coração perde força e fica menos eficiente para contrair e relaxar, o que pode resultar em queda da pressão, cansaço intenso, falta de ar, tontura e sensação de desmaio.

“Em quadros mais graves, o coração pode não conseguir bombear sangue o suficiente, levando a insuficiência cardíaca e choque”.

Treinamentos e prevenção no setor de bares

Associações do setor de bares e bebidas em Salvador realizam treinamentos gratuitos com certificação para capacitar empreendedores na identificação de produtos adulterados. A iniciativa envolve Abrasel, ABBD e Abrabe, e inclui orientações sobre tampas, selos fiscais, rótulos e análise do líquido.

Segundo Daniel Monferrari, especialista em proteção às marcas da Diageo, “o mercado ilegal não apenas coloca em risco a saúde pública, como também alimenta redes criminosas, fragiliza a concorrência leal e compromete a arrecadação tributária”. Ele detalha que tampas deformadas, lacres sobrepostos e selos falsificados são sinais claros de adulteração.

O treinamento alerta ainda para o descarte correto das garrafas, já que todas as bebidas falsificadas identificadas em operações policiais foram envasadas em garrafas legítimas reutilizadas. Políticas de destruição de rótulos e participação em programas de destinação segura, como Eco Pontos e Eco Gestos, são recomendadas.

Dicas de segurança

Cristiane Foja, presidente-executiva da Associação Brasileira de Bebidas, alerta que o preço é o primeiro indício de que a bebida é ilegal.

“Como são produtos altamente tributados, não há tanta diferença de preço na oferta do mercado legal. O consumidor pensa que está fazendo um bom negócio ao se deparar com estes valores muito abaixo do que geralmente encontra, mas, na verdade, está sendo ludibriado e não terá a experiência que espera”, pontua Cristiane Forja.

Ela recomenda estar alerta na hora da compra e se atentar à algumas dicas. “A garrafa diz muito sobre a bebida. Lacres irregulares, rótulos mal colados ou avariados, e garrafas em más condições, podem indicar falsificação. Além disso, convém se atentar ao volume do líquido da garrafa, pois existe padrão e qualidade na indústria legal de bebidas. Embalagens muito cheias ou mais vazias, podem indicar fraude/atividade ilegal. O contrarrótulo deve estar em português”.

No Brasil, o surto de intoxicação motivou a Câmara dos Deputados a aprovar, em regime de urgência, proposta que torna crime hediondo a adulteração de bebidas alcoólicas. O projeto de 2007 também engloba a adição de substâncias que representem risco à vida ou grave ameaça à saúde em alimentos.

A aprovação em regime de urgência permite que o projeto vá direto ao plenário, sem tramitar pelas comissões, acelerando a análise e votação. O objetivo é aumentar a punição para quem comercializa bebidas adulteradas e reduzir a circulação de produtos ilegais.

Segundo Eduardo Cidade, presidente da ABBD, “é essencial separar o setor produtivo formal — que cumpre padrões rígidos de qualidade, segurança e conformidade regulatória — da atuação criminosa do mercado ilegal. A expansão desse mercado no Brasil não apenas coloca em risco a saúde da população. Um produto ilegal é vendido, em média, 35% mais barato do que o original e a diferença podendo chegar a até 48%, resultado da alta carga tributária do setor e da impunidade, que estão entre os principais fatores que estimulam o comércio ilícito”.

Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, destaca que “assumimos a responsabilidade de orientar os estabelecimentos do setor sobre como agir em casos suspeitos, reforçando que a prevenção começa com informação correta. O objetivo do treinamento é orientar sobre os sinais de adulteração e protocolos de segurança, para que nenhum bar ou restaurante seja vítima de falsificadores e, principalmente, para proteger a saúde da população”.

Sinais e riscos

O médico Vinícius Carlesso, especialista em Cardiologia e Clínica Médica, empresário e mentor, explica que o metanol, quando ingerido, é metabolizado no fígado em formaldeído e depois em ácido fórmico, substâncias extremamente tóxicas que causam acidose metabólica grave.

“Nos estágios iniciais, a intoxicação pode se parecer com a do etanol: sintomas inespecíficos como cefaleia, náusea, vômito, tontura e sonolência. O problema é que, após um período de latência de algumas horas, surgem os sinais mais graves, especialmente visuais, pela toxicidade do ácido fórmico no nervo óptico”.

A gravidade da intoxicação por metanol varia conforme a quantidade ingerida e o tempo até o início do tratamento. Crianças, idosos e pessoas com doenças hepáticas são mais vulneráveis, já que o metabolismo pode estar comprometido. A ingestão concomitante de etanol, por sua vez, pode reduzir a toxicidade.

“A ausência de ingestão concomitante de etanol aumenta a toxicidade, já que o etanol compete com o metanol pela álcool-desidrogenase, retardando a formação dos metabólitos tóxicos”.

Ele conta que identificar a intoxicação nos estágios iniciais é desafiador, pois os sintomas lembram os do etanol, mas alguns sinais ajudam, como náuseas intensas, dor abdominal, cefaleia persistente, vertigem e alterações visuais precoces. O histórico de consumo de bebidas de procedência duvidosa também é um indício importante.

“A presença de sintomas gastrointestinais intensos (náuseas e dor abdominal), cefaleia persistente, vertigem, além de alterações visuais precoces como visão turva, fotofobia ou escotomas devem levantar suspeita. Diferenciar intoxicação por metanol do consumo convencional de álcool é difícil no início, mas a evolução dos sintomas é determinante. No etanol, há melhora com o tempo; no metanol, após melhora inicial aparente, o quadro piora progressivamente”.

“No metanol, após uma aparente melhora inicial, o quadro piora de forma progressiva, com acidose metabólica, alterações visuais e, em casos graves, coma e morte. A evolução com sintomas visuais e acidose grave é o que distingue claramente o metanol do consumo de álcool convencional”.

Matheus Calmon

Matheus Calmon

Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.

Mais Lidas

Saúde

Últimas Notícias

Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses -
Política 30/01/2026 às 11:05

Ricardo Maracajá encerra ciclo no TRE-BA após um ano e oito meses

Passagem pela Corte Eleitoral baiana é marcada por reconhecimento unânime de magistrados e representantes do Ministério Público Federal


Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana -
Política 30/01/2026 às 10:34

Efeito Caiado muda o jogo: PSD articula chapa puro-sangue e ‘xerifão da República’, diz João Santana

Para marqueteiro baiano, principal desafio para sigla é sustentar uma candidatura presidencial de oposição sem implodir seus acordos regionais


Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos -
Política 30/01/2026 às 10:03

Vorcaro e ex-presidente do BRB divergem no STF sobre R$ 12 bilhões em créditos

Acareação no Supremo Tribunal Federal expõe versões conflitantes sobre origem de carteiras de crédito vendidas pelo Banco Master ao BRB


Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia -
Política 30/01/2026 às 09:32

Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia

Última audiência de instrução em Feira de Santana reúne deputados, policiais e familiares envolvidos no caso


Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro -
BBB 26 30/01/2026 às 09:01

Resumo BBB 26 de sexta-feira (30): liderança de Maxiane agita a casa, semana do Big Fone e madrugada é marcada por tretas e choro

Vitória na Prova do Líder redefine VIP e Xepa, enquanto conflitos com Milena dominam madrugada e semana promete reviravoltas


Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo -
Cultura 30/01/2026 às 08:30

Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo

Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá


Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade -
Cidades 30/01/2026 às 08:00

Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade

Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal


85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas -
Artigos e afins 30/01/2026 às 07:45

85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas

Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.


Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira -
Cidades 30/01/2026 às 07:30

Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira

Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame


Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho -
Cidades 30/01/2026 às 07:00

Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho

Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas