Mutirão em Salvador oferece exames gratuitos para detecção de glaucoma e catarata no domingo
Ação gratuita acontece no Ameb, em Piatã, e disponibiliza 150 vagas para exames de detecção das doenças oculares
Divulgação/Fundação Lar Harmonia
A Fundação Lar Harmonia realiza, neste domingo (2), das 7h às 14h, o 23º Mutirão de Glaucoma e Catarata, em Piatã. A ação gratuita acontece no Ambulatório Médico Odontológico Eurípedes Barsanulfo (Ameb) e disponibiliza 150 vagas para exames de detecção das doenças oculares.
O objetivo da iniciativa é prevenir a perda da visão com diagnóstico precoce. Podem participar homens e mulheres a partir de 50 anos, além de pessoas com histórico familiar de glaucoma ou catarata a partir dos 20. Os interessados devem apresentar RG, Cartão SUS de Salvador e comprovante de residência. O agendamento já está aberto pelo site.
Importância do diagnóstico precoce do glaucoma e da catarata
O glaucoma é uma doença silenciosa que provoca lesões no nervo óptico e pode levar à cegueira irreversível se não for tratada a tempo. Já a catarata causa o embaçamento do cristalino, dificultando a visão. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), mais de 2 milhões de brasileiros convivem com o glaucoma e cerca de 350 mil cirurgias de catarata são realizadas anualmente no país.
Os especialistas reforçam que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para evitar a progressão dessas doenças. A realização de exames regulares é o principal método para identificar alterações e iniciar o tratamento de forma segura e eficaz.
Fundação Lar Harmonia há 30 anos promove saúde e inclusão social
Criada em 1994, a Fundação Lar Harmonia atua há mais de 30 anos na promoção da saúde, bem-estar e inclusão social. A instituição sem fins lucrativos atende famílias em situação de vulnerabilidade nos bairros Bairro da Paz, Alto do Coqueirinho e Baixa do Tubo, em Salvador.
Entre suas frentes estão o ambulatório médico-odontológico, o Lar de Idosos Fabiano de Cristo, creche-escola, escola integral, núcleo de psicologia e jurídico, assistência social e editora e distribuidora de livros. A fundação realiza mutirões periódicos de saúde e campanhas educativas voltadas à prevenção de doenças e à cidadania.
De acordo com a organização, os exames oftalmológicos gratuitos fazem parte do compromisso institucional de garantir acesso à saúde preventiva, especialmente para pessoas com menor poder aquisitivo.
Hupes-Ufba amplia atendimento e diagnóstico de distúrbios do sono pelo SUS
O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-Ufba), em Salvador, triplicou a oferta de exames destinados ao diagnóstico de distúrbios do sono. A unidade, vinculada à Universidade Federal da Bahia (Ufba) e à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), passou de 20 para 60 atendimentos mensais após receber dois novos equipamentos para o Ambulatório do Sono.
A medida visa reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os pacientes precisam ser encaminhados por uma unidade básica de saúde para realizar o exame de polissonografia, principal método de diagnóstico dos distúrbios do sono.
Polissonografia identifica mais de 150 distúrbios do sono
De acordo com a otorrinolaringologista e coordenadora do Ambulatório do Sono, Cristina Salles, a polissonografia monitora parâmetros como respiração, batimentos cardíacos, movimentos corporais e estágios do sono.
“O exame de polissonografia é fundamental para avaliar o padrão do sono e identificar possíveis dificuldades respiratórias. Com os novos equipamentos, poderemos atender um número muito maior de pessoas e garantir mais agilidade e acesso pelo SUS”, explicou a médica.
Ela reforçou que existem mais de 150 tipos de distúrbios do sono, entre eles o ronco, a apneia obstrutiva e a insônia. A privação crônica de sono, segundo Salles, pode causar alterações de humor, déficit de memória, imunidade baixa e aumento do risco de doenças como obesidade e hipertensão.
Rede Ebserh fortalece estrutura hospitalar e formação médica
Desde 2013, o Hupes integra a Rede Ebserh, criada pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011. A rede administra atualmente 45 hospitais universitários federais, oferecendo suporte à gestão institucional e logística, além de fortalecer o ensino e a pesquisa médica em todo o país.
As unidades vinculadas à rede atendem pacientes do SUS e contribuem para a formação de novos profissionais da saúde, estimulando a inovação e o desenvolvimento científico.
Mais Lidas
Rio Concept chega à Bahia com proposta de unir beleza, ciência e autoestima
Anvisa proíbe venda e uso de suplementos com ozônio na composição
Saúde
Rio Concept chega à Bahia com proposta de unir beleza, ciência e autoestima
Anvisa proíbe venda e uso de suplementos com ozônio na composição
Últimas Notícias
TCE-BA condena ex-prefeito de Jeremoabo a devolver R$ 1,6 milhão por irregularidades em obra de pavimentação
Análise do TCE-BA identificou execução apenas parcial da obra e falhas técnicas que comprometem a qualidade da intervenção
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti
Salvador lidera painel da COP30 e destaca programas premiados de reciclagem e economia circular
Prefeito Bruno Reis apresenta resultados do Recicla Capital e iniciativas que colocam a cidade entre as referências globais em sustentabilidade urbana
Paulo Gonet defende sigilo e atuação técnica em sabatina no Senado sobre recondução à PGR
Procurador-geral reforça compromisso com discrição, nega viés partidário e diz que PGR não atua por aplausos ou conveniências políticas