Maternidade Climério de Oliveira realiza mutirão de exames e consultas neste sábado para reduzir fila do SUS
Serão ofertados exames laboratoriais, mamografias, ultrassonografias gerais e ginecológicas/obstétricas

A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) realizará, neste sábado (17), um mutirão com 395 atendimentos entre exames e consultas, como parte do projeto “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”. A ação busca reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), com aumento superior a 10% no volume médio mensal de atendimentos da unidade.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde. Durante o dia, serão ofertados exames laboratoriais, mamografias, ultrassonografias gerais e ginecológicas/obstétricas, além de testes de audição para crianças de até 12 anos.
Também estão previstas consultas nas especialidades de cardiologia, ginecologia, psiquiatria, mastologia e pré-natal de risco habitual, além de atendimentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia.
Na recepção ambulatorial, educadores físicos da MCO conduzirão ações educativas com foco na promoção da saúde, mobilidade e autocuidado. Os atendimentos devem ser agendados presencialmente, na sede da MCO em Nazaré, ou pelos telefones (71) 3283-9269 para consultas e ultrassonografias, e (71) 3283-9306 para exames laboratoriais e mamografias.
Profissionais mobilizados por demanda concentrada
Os agendamentos ocorrem de segunda a sexta, das 8h às 18h. É necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e a requisição médica. O chefe do Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico da MCO, Thiago Nascimento, destacou que a iniciativa intensifica a capacidade de resposta da unidade.
“O volume previsto de atendimentos significa um incremento de mais de 10% em relação à média mensal de consultas e exames realizados, reforçando o compromisso institucional com a ampliação do acesso e a resposta qualificada à demanda reprimida”, afirmou.
Mais de 30 profissionais da saúde estarão envolvidos no mutirão, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, laboratoristas e educadores físicos. Segundo Nascimento, a ação também fortalece a prática integrada.
“Representa um espaço de prática integrada para equipes multidisciplinares e residentes, reafirmando o papel do hospital universitário como espaço de ensino, pesquisa e assistência”, pontuou.
A ação será realizada em um dia considerado fora da rotina da maternidade, o que, segundo os organizadores, permite ampliar os atendimentos sem interferir nas atividades assistenciais habituais da instituição.
Projeto visa ampliar atendimentos especializados
O projeto “Ebserh em Ação: Mais Especialistas” integra o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde. A meta nacional é ampliar em 40% o número de atendimentos especializados nos hospitais universitários federais até dezembro deste ano. A estratégia é similar à aplicada no fim de 2023, quando quase 28 mil cirurgias e mais de 100 mil exames foram realizados por meio da iniciativa.
“Ao concentrar atendimentos em um único dia, a ação permite acelerar o fluxo de pacientes que aguardam na regulação, com foco em especialidades de alta demanda e impacto assistencial, como ginecologia, mastologia, cardiologia, psiquiatria e exames de imagem. Além da ampliação do acesso, o Ebserh em Ação otimiza o uso da estrutura hospitalar em um dia não habitual, sem impactar a rotina assistencial regular”, afirmou Thiago Nascimento.
A MCO-UFBA integra a Rede Ebserh desde 2013. Criada em 2011, a estatal é vinculada ao Ministério da Educação e atualmente administra 45 hospitais universitários federais. As unidades da rede atuam simultaneamente como centros de atendimento do SUS, formação de profissionais de saúde e pesquisa científica.
Mais Lidas
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Saúde
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Últimas Notícias

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos