Influenciadora não tinha capacitação para realizar curso de peeling de fenol, afirma farmacêutica
Homem morreu em decorrência do procedimento realizado por Natalia Becker

A farmacêutica Daniele Stuart, que oferece cursos na área estética, deu depoimento à Polícia Civil do Paraná nesta quarta-feira (12), após ser envolvida na investigação da morte de Henrique Chagas, de 27 anos, em decorrência de um procedimento de peeling de fenol.
A influenciadora digital, Natalia Becker, que foi a responsável por realizar o procedimento, teria aprendido a técnica em um curso online ofertado por Daniele. Natalia foi indiciada por homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de matar) e responde em liberdade.
Danielle contou para a polícia que Natalia não estava habilitada a atuar na área e que a capacitação é destinada a profissionais de farmácia, biomedicina, enfermagem, odontologia, medicina e fisioterapia dermatofuncional.
A defesa de Natalia afirma que as alegações são “inverídicas” e que as acusações são “precipitadas sem, ao menos, analisar o próprio impresso apresentado”.
O curso, que tem seis horas de duração, é ofertado por meio de uma plataforma online e pode ser acessado por qualquer pessoa que pague a inscrição.
De acordo com o advogado Jeffrey Chiquini, que representa a farmacêutica, a formação não tem caráter profissionalizante e é “exclusivamente conceitual”.
O defensor da especialista reforça que o curso livre é autorizado pela legislação vigente e que a farmacêutica possui as qualificações exigidas para ensinar procedimentos do tipo.
“Se a Natalia tivesse seguido o protocolo ensinado pela doutora Daniele Stuart, isso não teria acontecido. Todos os procedimentos que aquela senhora aplicou não condizem com o curso fornecido por ela”, afirmou Chiquini, ressaltando que Daniele nunca teve contato com a acusada.
A farmacêutica se defendeu através das redes sociais. Em uma publicação, disse que há evidências de que Natalia lesionou a pele do paciente antes da aplicação do fenol, o que “qualquer profissional habilitado na área da estética sabe que não se faz em pele que não esteja íntegra”.
O curso online de Daniele Stuart estava indisponível, na terça-feira (11). Na plataforma, a farmacêutica relata que é pós-graduada em “estética invasiva internacional”. De acordo com Chiquini, ela já teve mais de 3 mil alunos.
Em nota, a advogada Tatiana Forte, que representa Natalia Becker diz que “as informações necessárias estão sendo esclarecidas na sede cabível, sendo apresentadas à autoridade competente”.
“Também não procedem as alegações e declarações de Daniele Stuart e de seu advogado de que o curso livre é conceitual, ou mero ‘audiobook’. Essas declarações vão de encontro com a orientação do MEC, que regula e define que estes cursos podem servir de ‘preparação para o exercício profissional de algumas ocupações básicas do mundo do trabalho ou relacionadas ao exercício pessoal de atividades geradoras de trabalho e renda.(…)’, com amparo no Art. 42 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional”.
“Em restituição da verdade, no curso de Daniele Stuart foi ministrado e informado o tratamento propriamente dito, protocolos, métodos, os produtos a serem utilizados, onde adquiri-los, riscos e intercorrências, não sendo abordado ou sinalizado, em momento algum, risco à saúde ou à vida”, acrescentou a defesa de Natalia, que diz que “se existia alguma vedação, houve relevante omissão de Daniela Stuart”.
Leia também:
Castramóvel atende em Cajazeiras X até o mês de julho
Número de mortes por dengue na Bahia sobe para 85
Estadão Conteúdo
Mais Lidas
Saúde
Anvisa expõe falhas em 40 marcas de creatina; veja quais estão irregulares
Governo promete Internet em 100% das unidades de saúde indígena até 2026
Últimas Notícias

Camisa reserva da Seleção Brasileira para Copa de 2026 será vermelha, revela site especializado
Segundo a publicação, tom escolhido será 'moderno e vibrante'

CCJ da Câmara escolhe Mendonça Filho como relator da PEC da Segurança Pública
Proposta foi apresentada pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e é tratada como prioridade pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB)

Lula lidera disputas contra Tarcísio e Michelle e tem empate técnico com Bolsonaro em 2026, diz AtlasIntel
Ex-presidente está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral

Alcolumbre deve apresentar proposta que muda penas do 8 de Janeiro com apoio do STF e da Câmara
Proposta prevê possibilidade de diminuição de 1/6 para 1/3 da pena para réus considerados de menor importância

Governadores se articulam na Agrishow e projetam frente de oposição para 2026
Evento em Ribeirão Preto se transforma em vitrine política com discursos focados em gestão, economia e geração de empregos

Daniel Boaventura realiza show especial de Dia dos Namorados na Pupileira, em Salvador
Apresentação integra projeto 'Noites Culturais' e terá parte da renda revertida para projetos sociais da Santa Casa da Bahia

Hugo Motta prevê instalação de comissão sobre isenção do IR na próxima semana
Acordo para criação da comissão foi firmado com o presidente do colegiado, Rubens Pereira Jr. (PT)

Ex-deputado brizolista lidera refundação do PTB e promete partido forte já para eleições de 2026
Ao Portal M!, Vivaldo Barbosa explicou que expectativa é finalizar coleta de assinaturas necessárias até setembro

Na Agrishow, Alckmin promete crédito recorde e aposta em agroindústria para reerguer economia
Vice-presidente enfatiza importância da parceria entre agro e indústria, sustentabilidade e prioridades do governo federal para setor

Entenda como tráfego pago e automação impulsionam negócios, fidelizam clientes e podem dobrar suas vendas
Ao Portal M!, Otávio Marinho defende que investir nesse recurso é alternativa eficiente e acessível se comparada aos meios tradicionais de divulgação