Hupes-Ufba realiza mutirão com 46 procedimentos para reduzir filas do SUS na Bahia
Iniciativa tem como objetivo ampliar acesso da população a cirurgias, exames e outros procedimentos realizados nos hospitais universitários federais

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA), ligado à Universidade Federal da Bahia (Ufba) e administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), executa 46 procedimentos no contexto da ação “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”. A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população a cirurgias, exames e outros procedimentos realizados nos hospitais universitários federais.
Mutirões visam reduzir filas do SUS
Os procedimentos têm como metas a redução das filas de espera e a ampliação do acesso a atendimentos especializados. Todas as intervenções são previamente agendadas e realizadas em pacientes que já estavam regulados e incluídos na fila do Hupes-UFBA/Ebserh.
Procedimentos realizados em maio
Na última quinta-feira (8) e sábado (10), o hospital realizou oito procedimentos de angiorradiologia e oito de cardiointervenção. Já para este sábado (17), estão previstos oito procedimentos de cardiointervenção e 14 cirurgias urológicas. No dia 31 de maio, serão feitas mais oito técnicas de cardiointervenção.
Essas ações complementam a rotina do hospital, compondo uma agenda extra que permite aumentar a quantidade de cirurgias e exames ofertados.
Integração entre SUS e hospitais universitários
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde do Hupes-UFBA/Ebserh, Carolina Calixto, a articulação com o SUS fortalece os objetivos de ampliar o acesso à saúde.
“A redução de filas de cirurgias eletivas e o atendimento especializado são fundamentais para a integralidade do SUS e o acesso à saúde. A medida é um potencializador importante tanto para a assistência quanto para o ensino”, afirmou.
Outros mutirões ampliam especialidades atendidas
Centro cirúrgico operou além da média
Em 25 de abril, um esforço conjunto no centro cirúrgico do hospital dia elevou de 15 para 21 os procedimentos cirúrgicos, nas áreas de oftalmologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, urologia e cirurgia plástica. A equipe envolvida incluiu cirurgiões, anestesistas, técnicos de enfermagem e enfermeiros.
Mais cirurgias urológicas e exames
No dia 26, o hospital realizou dez cirurgias urológicas (incluindo sete vasectomias, duas postectomias e uma biópsia de pênis). Também ocorreram intervenções em cirurgia plástica, bucomaxilofacial e otorrinolaringologia, totalizando 16 procedimentos no centro cirúrgico geral. Além disso, foram feitos seis cateterismos cardíacos e 15 ressonâncias magnéticas.
Mais Especialistas: atuação da Ebserh e do Ministério da Saúde
A ação é coordenada pela Ebserh, com apoio do Ministério da Saúde, e se assemelha à edição anterior, realizada no final do ano passado, que promoveu cerca de 28 mil cirurgias e mais de 100 mil exames. A edição atual integra o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) e pretende ampliar os atendimentos em 40% até dezembro.
Ebserh administra hospitais universitários
Desde 2013, o Hupes-UFBA integra a Rede Ebserh. A empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação, foi criada em 2011 e atualmente é responsável por 45 hospitais universitários federais. Esses hospitais atendem exclusivamente pelo SUS e funcionam também como espaço de ensino e pesquisa em saúde.
Maternidade Climério de Oliveira realiza mutirão de exames e consultas neste sábado
A Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA) realizará, neste sábado (17), um mutirão com 395 atendimentos entre exames e consultas, como parte do projeto “Ebserh em Ação: Mais Especialistas”. A ação busca reduzir a fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), com aumento superior a 10% no volume médio mensal de atendimentos da unidade.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e o Ministério da Saúde. Durante o dia, serão ofertados exames laboratoriais, mamografias, ultrassonografias gerais e ginecológicas/obstétricas, além de testes de audição para crianças de até 12 anos.
Também estão previstas consultas nas especialidades de cardiologia, ginecologia, psiquiatria, mastologia e pré-natal de risco habitual, além de atendimentos nas áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, serviço social e psicologia.
Na recepção ambulatorial, educadores físicos da MCO conduzirão ações educativas com foco na promoção da saúde, mobilidade e autocuidado. Os atendimentos devem ser agendados presencialmente, na sede da MCO em Nazaré, ou pelos telefones (71) 3283-9269 para consultas e ultrassonografias, e (71) 3283-9306 para exames laboratoriais e mamografias.
Mais Lidas
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Saúde
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Últimas Notícias

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos