Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Hospital amplia assistência gratuita para população trans com recursos do Governo Federal

O Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA/Ebserh), em Salvador, foi oficialmente habilitado pelo Ministério da Saúde para atuar como Centro de Atenção Especializada no Processo Transexualizador – Modalidade Hospitalar. A habilitação consta na Portaria GM/MS nº 7.033, de 29 de maio de 2025, publicada no Diário Oficial no início de junho. Com isso, o hospital passa a fazer parte da rede federal de atenção à saúde da população LGBTQIAPN+, atendendo a exigências técnicas e legais para a realização de procedimentos cirúrgicos ligados ao processo transexualizador.
Antes da portaria, os procedimentos eram financiados com recursos próprios do governo baiano, por meio da Secretaria Estadual de Saúde. Agora, o hospital passa a receber repasses específicos do Ministério da Saúde, com contrapartidas que envolvem metas de produção, qualidade e regulação.
Atualmente, o Hupes realiza uma cirurgia afirmativa de gênero por mês, incluindo procedimentos como redesignação sexual, mastectomia em homens trans, remoção do útero de mulheres trans, tireoplastia e plástica mamária. A nova habilitação garante a continuidade das cirurgias e a ampliação do serviço.
Referência no estado, ambulatório realiza cirurgias desde 2018
O Hupes foi o primeiro hospital da Bahia a realizar cirurgias de redesignação sexual. Desde 2018, o Ambulatório Transexualizador, localizado nas dependências da unidade, oferece atendimento gratuito com serviços clínicos e cirúrgicos, além de fornecer as medicações previstas pelo SUS.
Mais de 300 pessoas trans já foram atendidas pelo ambulatório desde o início do funcionamento. Segundo a coordenadora do serviço, a endocrinologista Luciana Oliveira, a habilitação representa um avanço tanto para a assistência quanto para a formação acadêmica.
“Quando você tem um serviço de atenção especializada com profissionais capacitados, ele também se torna um centro de treinamento”, afirmou. Ela acrescentou que a estabilidade do programa está garantida com o financiamento federal.
Ainda de acordo com a médica, o perfil dos pacientes reflete desigualdades estruturais. A maior parte dos atendidos tem entre 20 e 35 anos, é negra e pertence às classes C, D e E. “A expectativa de vida dessa população é estimada em 35 anos de idade, menos da metade da média da população cisgênero”, explicou Luciana.
Serviço oferece atendimento multiprofissional com agendamento presencial
Para acessar o serviço, pessoas trans devem se dirigir ao Ambulatório Magalhães Neto, localizado no próprio hospital, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Os atendimentos ocorrem às sextas-feiras, das 13h às 17h.
O fluxo de acolhimento começa com a equipe de Enfermagem e, em seguida, o paciente é encaminhado para profissionais da Endocrinologia e Psicologia. Há também atendimento com Serviço Social, Fonoaudiologia, Ginecologia, Psiquiatria, Urologia e outras especialidades do hospital, de acordo com a necessidade de cada pessoa.
Segundo a gerente de Atenção à Saúde do Hupes, Carolina Calixto, a habilitação fortalece o compromisso com a equidade no sistema de saúde. “Com a habilitação, poderemos expandir os nossos serviços e contribuir com a universalização do acesso ao sistema de saúde”, disse. Para ela, a medida representa mais atendimentos e menos barreiras para a população trans.
Hupes integra rede Ebserh e combina assistência com ensino e pesquisa
O Hupes-UFBA faz parte da Rede Ebserh desde 2012. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação, foi criada em 2011 e administra 45 hospitais universitários federais em todo o país.
As unidades vinculadas à rede atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que oferecem formação acadêmica e realizam pesquisas científicas. Essa estrutura permite integrar ensino, cuidado e inovação em saúde pública.
Mais Lidas
Saúde
Últimas Notícias

Em tratamento nos EUA, Preta Gil recebe visita emocionante de Regina Casé

Vitória sofre gol no fim, amarga sétima partida sem vencer e entra no Z-4 do Brasileirão
Único gol da partida foi marcado pelo jogador do Internacional, Bruno Tabata, nos minutos finais

Trama golpista: PGR entrega nesta segunda ao STF alegações finais contra Bolsonaro e aliados
Após a manifestação da PGR, será aberto prazo para que os oito réus apresentem suas alegações

Bahia vence Atlético-MG com gol nos acréscimos e entra no G-4 do Brasileirão
Equipe baiana chegou aos 24 pontos, assumiu a terceira colocação e igualou a pontuação do vice-líder Cruzeiro

Celsinho Cotrim se defende após Jéssica Senra revelar ter sofrido assédio de ex-candidato: ‘Respeito as mulheres’
Sem citar nomes, jornalista contou que foi abordada de forma inapropriada por um ex-candidato à Prefeitura de Salvador quando se preparava para uma entrevista

Grok, IA de Elon Musk, causa polêmica ao elogiar Hitler e empresa admite falha em atualização
Startup de Elon Musk culpa instruções da equipe por respostas antissemitas e discurso de ódio gerado pelo Grok

Eduardo Bolsonaro dispara contra Moraes e cita possível punição a esposa do ministro
Deputado licenciado nos EUA ataca ministro do STF e sugere aplicação da lei Magnitsky contra autoridades brasileiras

PT aciona STF contra Tarcísio por suposta tentativa de ajudar Bolsonaro a deixar o Brasil
A viagem, segundo a denúncia, seria uma forma de interferir no processo em curso contra Bolsonaro

Chelsea e PSG fazem final inédita do Mundial dos Clubes com R$ 223 milhões em jogo e craques em campo
Clubes se enfrentam, neste domingo (13), às 16h (horário de Brasília), no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos EUA

INSS começa a pagar reembolso por descontos ilegais no dia 24 de julho
Adesão ao acordo tem início nesta sexta (11) e pode ser feita pelo app Meu INSS ou nos Correios; quase 2 milhões de beneficiários têm direito

Índice de confiança da indústria brasileira desaba e atinge pior nível desde a pandemia, aponta CNI
Levantamento registrou 47,3 pontos em julho, uma queda de 1,3 ponto em relação aos 48,6 pontos de junho. Valores abaixo de 50 indicam falta de confiança