GACC lança programa de capacitação para diagnóstico precoce do câncer
Programa ‘Capacitando para Transformar’será lançado, nesta terça-feira, às 10h, na sede da instituição em Salvador

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia (GACC-BA) lança, nesta terça-feira (18), às 10h, o programa “Capacitando para Transformar”, com o objetivo de qualificar profissionais da rede pública de saúde. O evento, que acontecerá na sede da instituição no bairro São Rafael, integra o Programa Nacional de Apoio e Atenção Oncológica (Pronon), uma iniciativa do Ministério da Saúde focada no aprimoramento do diagnóstico e do tratamento do câncer.
O programa tem como foco o aprimoramento do diagnóstico precoce e dos cuidados paliativos em oncologia pediátrica. A capacitação será oferecida por meio de uma plataforma virtual, permitindo que profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso ao conteúdo de forma remota. Com essa abordagem, os participantes podem se qualificar sem a necessidade de deslocamento, o que reduz custos e amplia o alcance da iniciativa.
Treinamento virtual e certificação
A plataforma utilizada no programa disponibiliza avaliação do aprendizado e emissão de certificados, garantindo que os profissionais sejam capacitados de forma eficaz. Ao longo de 24 meses, serão ofertadas 1.500 vagas para o treinamento, abrangendo múltiplos municípios e diferentes especialidades da saúde.
O GACC-BA está em contato com secretarias municipais de saúde para ampliar o alcance do programa e garantir maior participação dos profissionais. A instituição reforça a importância da capacitação para otimizar o encaminhamento de casos suspeitos de câncer infantil e garantir atendimento adequado a crianças diagnosticadas com a doença.
Melhor ONG da Bahia
Em novembro de 2024, o GACC-BA foi reconhecido como a Melhor ONG da Bahia em uma cerimônia realizada em São Paulo. A instituição também foi incluída na lista das Melhores ONGs 2024, sendo a terceira vez que recebe esse título.
Com mais de 36 anos de atuação, o GACC-BA tem se destacado pelo trabalho na assistência a crianças com câncer. O presidente da entidade, Roberto Sá Menezes, recebeu a honraria representando a equipe.
“Receber este prêmio é motivo de imensa alegria e orgulho para toda a equipe do GACC-BA. É uma prova de que estamos no caminho certo, impactando vidas com responsabilidade e amor. Este reconhecimento nos motiva a seguir ainda mais fortes na nossa missão de transformar a realidade de tantas famílias”, afirmou.
SUS ofertará medicamento para câncer infantil
O Sistema Único de Saúde (SUS) passará a oferecer, em até 180 dias, um medicamento utilizado no tratamento de neuroblastoma, o terceiro tipo de câncer mais frequente em crianças. A inclusão do Qarziba, nome comercial do betadinutuximabe, foi oficializada em portaria do Ministério da Saúde publicada nesta semana.
A medicação é indicada para pacientes com neuroblastoma de alto risco, caracterizado pela presença de metástases. Segundo Lauro Gregianin, chefe do Serviço de Oncopediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, o Qarziba é administrado após cirurgias, quimioterapia ou radioterapia.
“O Qarziba está indicado em todos os pacientes com neuroblastoma considerados de alto risco após serem submetidos à quimioterapia chamada de indução, após terem ressecado o tumor, que normalmente é intra-abdominal. Aí se introduz a imunoterapia como um complemento a esse tratamento anterior”, explicou.
Acesso e impacto no tratamento
A droga já é amplamente utilizada nos Estados Unidos e na Europa, contribuindo para o aumento da sobrevida dos pacientes. “A sobrevida aumenta de mais ou menos 40% a 50% para 10% adicionais”, afirmou Gregianin. No Brasil, cerca de 500 crianças são diagnosticadas com a doença anualmente, sendo mais comum entre 2 e 3 anos e afetando a glândula suprarrenal.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso do Qarziba em 2021. Em 2023, após pedido do fabricante, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) recomendou sua inclusão no sistema público de saúde. Até então, as famílias precisavam recorrer à Justiça para acessar a medicação. Segundo a Conitec, a aquisição pública reduzirá custos, com previsão de gasto total de R$ 107,8 milhões em cinco anos.
Mais Lidas
Prevenção contra câncer labial chega na praia de São Tomé de Paripe
Saúde
Vacinação contra gripe começa em abril: veja quem deve se imunizar
7 melhores locais para se exercitar ao ar livre em Salvador
Hupes-UFBA inaugura dez novos leitos de UTI e amplia cirurgias em 25%
Últimas Notícias

Lista de espera do Prouni 2025 tem inscrições até esta quinta-feira

STF mantém condenação de homem envolvido no assassinato de Mãe Bernadete

Governo do Estado anuncia investimento em abastecimento e saneamento em Salvador e Região Metropolitana
Pacote inclui a entrega de obras, novas ordens de serviço e processos licitatórios

TCU determina correções no INSS após detectar erros em milhares de pedidos negados
Relatório do TCU exige ações para aprimorar concessão de benefícios

João Roma critica decisão do STF e diz que Bolsonaro é alvo de perseguição política
Deputado estadual Leandro de Jesus (PL) classificou julgamento como 'político', sem fundamentos sólidos e baseado em 'opiniões, sem fatos, sem provas'

Jerônimo reforça papel estratégico do agro na economia e diz que trabalha para melhorar logística
Durante lançamento da Bahia Farm Show 2025, governador defendeu melhoria da infraestrutura para garantir competitividade ao agronegócio baiano

BBB: Vinícius teme paredão e desabafa após saída de Aline: ‘Meus pensamentos estão me sufocando’
Ex-BBB comentou sobre os participantes, enquanto aliados discutem o impacto da eliminação

Impasse no PT adia eleição para 1º vice-presidência da AL-BA para próxima semana
Partido indicou a deputada Fátima Nunes para vaga, mas candidatura de Júnior Muniz, também do PT, gerou disputa interna pelo cargo

Delegado da Polícia Civil da Bahia é exonerado após investigação sobre desvio de fuzis
Nilton Tormes é investigado por envolvimento no desvio de armas apreendidas em operação

Salvador vence prêmio nacional com projeto que capacita mulheres para atuação no setor de transporte
Iniciativa oferece formação profissional para mulheres interessadas em atuar como motoristas em diferentes modais, incluindo o sistema BRT de Salvador

Junior Marabá cobra investimentos da Coelba e diz que falta de energia trava industrialização em Luís Eduardo Magalhães
Ao Portal M!, prefeito ressaltou que fortalecimento da infraestrutura energética permitiria não apenas a industrialização, mas ampliação de emprego e renda

Presidente da Aiba aposta em tecnologia e expansão nacional para transformar a Bahia Farm Show
Evento, que ocorrerá em junho, promete superar recordes de negócios e público, com destaque para tecnologia e fortalecimento do agronegócio