Doenças cardiovasculares são principal causa de morte entre mulheres: evento debate prevenção e tratamento
I Workshop: O Coração Feminino será realizado em 21 de março, na sede da ABM

Embora as doenças cardiovasculares sejam a principal causa de morte entre as mulheres, o diagnóstico e o tratamento ainda enfrentam desafios, muitas vezes devido à apresentação atípica dos sintomas e à falta de conhecimento sobre os riscos. Para discutir essas questões, a Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Bahia (SBC-BA) promove, no dia 21 de março, o I Workshop: O Coração Feminino, que acontece na sede da Associação Bahiana de Medicina (ABM), em Salvador.
O evento reunirá especialistas para debater as particularidades da cardiologia feminina e apresentar estratégias de prevenção e tratamento. As inscrições estão abertas no site da Even3.
Doenças cardíacas matam mais mulheres que o câncer de mama
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes femininas no mundo, resultando em 8,5 milhões de óbitos por ano. No Brasil, cerca de 30% das mulheres acima de 40 anos morrem em decorrência de problemas cardíacos, tornando essa a maior taxa da América Latina.
Entre os fatores de risco estão:
- Alterações hormonais – A menopausa reduz a produção de estrogênio, hormônio que protege o coração, aumentando as chances de doenças cardiovasculares.
- Doenças autoimunes – Problemas como lúpus e artrite reumatoide, mais comuns em mulheres, podem afetar o sistema cardiovascular.
- Complicações na gravidez – Pré-eclâmpsia e diabetes gestacional elevam o risco de problemas cardíacos no futuro.
- Carga excessiva de trabalho e estresse – A dupla jornada, combinando trabalho e responsabilidades domésticas, pode afetar a saúde do coração.
Apesar do impacto das doenças cardiovasculares, muitas mulheres não reconhecem os sinais de um infarto. Enquanto nos homens o sintoma clássico é a dor intensa no peito, nas mulheres ele pode se manifestar de forma diferente, com fadiga extrema, falta de ar, dor nas costas e náuseas. Essa diferença nos sintomas contribui para diagnósticos tardios e tratamentos inadequados.
“Menos da metade das mulheres que sofrem um infarto recebe o tratamento adequado, o que impacta diretamente na sobrevida”, alerta o cardiologista Luiz Eduardo Fonteles Ritt, diretor científico da SBC-BA. “Enquanto a média de sobrevida após um infarto é de 8,2 anos para os homens, entre as mulheres esse número cai para 5 anos.”
Evento aborda prevenção e novos tratamentos
Com uma programação voltada para os desafios da cardiologia feminina, o I Workshop: O Coração Feminino abordará temas como:
- Cardiopatia na gestação
- Prevenção cardiovascular em mulheres
- Impacto da menopausa na saúde do coração
- Particularidades da doença arterial coronariana feminina
“O evento busca ampliar o debate sobre o diagnóstico e o tratamento das cardiopatias femininas, trazendo soluções práticas para melhorar a abordagem médica”, explica a cardiologista Teresa Rogério, presidente do workshop.
A programação contará com a participação de especialistas renomados em cardiologia e outras áreas da medicina, promovendo uma visão interdisciplinar sobre o tema.
“A cardiologia feminina precisa ser tratada com especificidade, levando em conta os fatores biológicos, hormonais e sociais que influenciam a saúde da mulher”, ressalta o cardiologista Cláudio Marcelo Bittencourt das Virgens, presidente da SBC-BA.
Conscientização e saúde cardiovascular feminina
A iniciativa integra as ações da Confraria do Coração, grupo formado por cardiologistas baianas que, há 18 anos, se dedica ao estudo e conscientização sobre a saúde cardiovascular feminina.
“Nosso objetivo é mudar a forma como a medicina enxerga o coração da mulher e garantir que mais vidas sejam salvas”, conclui Teresa Rogério.
Mais Lidas
Prevenção contra câncer labial chega na praia de São Tomé de Paripe
Saúde
Hupes-UFBA inaugura dez novos leitos de UTI e amplia cirurgias em 25%
Hupes-UFBA promove semana de conscientização sobre higiene do sono
Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Botox falsificado: Anvisa alerta perigo invisível que pode causar paralisia
Últimas Notícias

Sonho sem investimento é mera ilusão

Eleições no PT: Humberto Costa lidera partido até julho e defende unidade

Governador reforça apoio ao comércio e inovação em evento estratégico para varejo
Jerônimo Rodrigues (PT) participou do encerramento do congresso Cenários & Tendências, evento voltado para setor em Feira de Santana

Legado e reconhecimento: Heraldo Rocha recebe Comenda 2 de Julho na AL-BA
Ex-deputado estadual por cinco mandatos reforça luta pela saúde e autismo, e faz alerta sobre Bahia: ‘situação crítica’

Haddad descarta recessão e garante equilíbrio econômico sem frear crescimento
Para ministro, política econômica do governo e ações do Banco Central devem ser suficientes para manter preços sob controle

Barco Show Bahia: feirão náutico em Salvador traz embarcações a partir de R$ 10 mil e experiências sensoriais únicas
Evento acontece, a partir desta quinta-feira (20) até domingo (23), no Terminal Turístico Náutico, com exposições e atividades exclusivas

Jerônimo anuncia nova gestão para BR-116 e BR-101; veja quem assume no lugar da ViaBahia
Medida ocorre enquanto governo federal finaliza processo de licitação para nova concessão das rodovias federais que cortam Estado

Polícia Civil deflagra operações contra grupos criminosos na Bahia
Cerca de 300 policiais cumprem mandados de busca e apreensão em Salvador e Região Metropolitana

Resumo BBB 25 de quarta-feira (19/3): Carnaval de Olinda agita festa no BBB e nova briga de gêmeos coloca em risco aliança
Evento inspirado na cultura pernambucana emociona Guilherme, enquanto dinâmica e conflitos redefinem rumos do jogo

Imperdível: Salvador celebra seus 476 anos e 7 eventos marcam as comemorações no Festival da Cidade
Confira programação gratuita e não perca atividades culturais e de inclusão na capital baiana

STF agenda julgamento do ‘núcleo 2’ de acusados por trama golpista para 29 e 30 de abril
Grupo a ser julgado conta com seis pessoas, incluindo Silvinei Vasques, ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF)

Malafaia chama líder do Republicanos de ‘cretino’ por críticas ao projeto de anistia do 8 de Janeiro
Pastor cobrou posicionamento de lideranças do Republicanos, como Tarcísio, Damares e Mourão