Pular para o conteúdo
Início » Diabetes: veja o que é mito e verdade sobre a doença

Diabetes: veja o que é mito e verdade sobre a doença

Diabetes
Dia da diabetes é lembrado nesta quarta-feira (26)

A diabetes é uma doença que afeta cerca de 7% da população do Brasil. Segundo estimativa do Ministério da Saúde (MS), pelo menos 12 milhões de pessoas convivem com a doença no país. Em nível global, aproximadamente 250 milhões de casos são contabilizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), indicando que esse número pode dobrar até 2030.

Nesta quarta-feira (26), o dia da diabetes é lembrado como uma maneira de conscientizar o povo brasileiro. A doença crônica afeta pessoas que não contam com a produção de insulina suficiente no corpo ou não conseguem usar o hormônio de maneira eficaz.

A insulina é importante para transformar o açúcar, o amido e outros alimentos em energia. Sem a sua produção, os níveis de glicose no sangue aumentam, gerando a chamada hiperglicemia, principal característica de quem possui diabetes. Se a condição crônica não for tratada de forma adequada, pode gerar complicações nos rins, olhos, coração, nervos e vasos sanguíneos.

Por outro lado, se tratando de uma doença que atinge uma boa parte dos brasileiros, apresenta mitos e verdades sobre os seus cuidados. Nesse contexto, o Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia (Hupes-UFBA/Ebserh) esclarece as principais dúvidas sobre a diabetes.

Mitos sobre a diabetes

Primeiro mito: a diabetes é causada pelo consumo de açúcar. Algumas pessoas podem pensar que essa é a principal característica da doença, mas não é assim que funciona. Fatores externos também são associados com a condição crônica, mas os fatores genéticos desempenham maior propensão à doença.

Segundo mito: são apenas pessoas com sobrepeso que possuem diabetes. A diabetes mellitus tipo 1 (DM1) pode ser identificada independente do peso corporal. Por outro lado, a diabetes mellitus tipo 2 (DM2) se encontra mais frequente em quem tem sobrepeso ou obesidade.

Terceiro mito: o açúcar das frutas é mais saudável e pode ser consumido à vontade. O açúcar da fruta é a frutose. Caso seja consumido em excesso, também vai aumentar a glicemia. Portanto, nenhum alimento deve ser ingerido de forma exagerada.

Quarto mito: quem tem diabetes não pode comer carboidratos. Isso não é verdade. O paciente com DM pode consumir carboidratos de forma moderada. Porém, é importante evitar os carboidratos simples como a sacarose (açúcar), cuja absorção intestinal é mais rápida.

Quinto mito: diabetes tem cura. A princípio, a doença crônica não tem cura. A Reversão do DM2 pode acontecer em pacientes obesos, quando submetidos à cirurgia bariátrica.

Verdades sobre a diabetes

Primeira verdade: a diabetes é uma doença silenciosa. Os sintomas demoram a aparecer e a condição da pessoa evolui com o tempo. As complicações começam com as gravidades vasculares como falência renal, cegueira, amputação e as neuropatias que reduzem a qualidade de vida.

Segunda verdade: o diabético pode ter uma vida saudável. A partir da dieta adequada, rotina de exercícios e tratamento médico, os pacientes podem melhorar a sua qualidade de vida. O controle glicêmico pode ser realizado em acompanhamento individualizado com médicos especialistas.

Leia também:

Tratamentos de saúde mental aumentam reembolsos de planos

Foto: Divulgação