Pular para o conteúdo
Início » Conheça os mitos e verdades sobre a diabetes

Conheça os mitos e verdades sobre a diabetes

O médico endocrinologista Rodrigo Pimentel falou um pouco sobre a doença e seus mitos

No Brasil existem 12 milhões de pessoas que convivem com a diabetes, segundo dados do Ministério da Saúde, o que representam 7% da população brasileira. Em outra pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que até 2030 o número de casos dobrará. A diabetes é uma condição crônica que não tem cura, no qual o corpo não produz insulina.  

O médico endocrinologista, Rodrigo Pimentel, ressaltou que nesta quarta-feira, (26), é comemorado o dia de combate ao diabetes, e que para enfrentar essa doença, se faz necessário conhecimento sobre o que é mito e o que é verdade. Pimentel destacou que a doença não é causada exclusivamente pelo consumo de açúcar, mas sim por uma combinação complexa de fatores genéticos, estilo de vida e resistência à insulina.  

Além disso, associar diabetes apenas a pessoas com sobrepeso, quando na verdade pode ocorrer em qualquer pessoa independentemente do peso corporal. Outro mito bastante comum de ser difundido trata sobre a ideia de que o açúcar das frutas é inofensivo, quando na realidade, o excesso de frutose pode elevar a glicemia. 

O médico afirma ainda que é possível manter uma vida saudável com diabetes através de uma dieta balanceada, atividade física regular e o tratamento adequado. Embora o diabetes não tenha cura definitiva, pode ser controlado e, em alguns casos, revertido com mudanças significativas no estilo de vida, como a perda de peso. 

Leia também:

Prefeitura inaugura UPA Pediátrica com capacidade para atender 150 crianças por dia

Programa Saúde nos Bairros promove atendimentos no Vale dos Barris a partir desta terça

Divulgação