Bahia regulamenta novo Código de Vigilância em Saúde e fortalece capacidade de resposta do SUS
Novo marco legal moderniza sistema de saúde, integra tecnologia e agiliza medidas preventivas e de controle de crises
Equipe M!
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou, nesta quarta-feira (8), o decreto que regulamenta o novo Código de Vigilância em Saúde da Bahia, substituindo uma legislação em vigor há mais de 40 anos. A iniciativa representa um avanço histórico na modernização do sistema de saúde estadual, fortalecendo a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) frente a epidemias, pandemias, desastres ambientais e outras emergências sanitárias, além de simplificar processos administrativos para o setor produtivo.
“O novo código é fruto de uma construção coletiva que nasceu do diálogo entre o governo, o setor produtivo, entidades de classe e o Ministério Público. É uma legislação moderna, que coloca a Bahia na vanguarda da vigilância em saúde no país. Os aprendizados da pandemia estão incorporados aqui. Aprendemos que salvar vidas exige coordenação, transparência e rapidez nas decisões”, disse o governador.
Ampliação da prevenção e segurança jurídica para a população
Segundo a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, a regulamentação traz segurança jurídica e amplia as ações de prevenção, permitindo uma resposta mais rápida em situações de risco, como enchentes, inundações e crises sanitárias emergenciais. Ela afirmou que a modernização do código impacta diretamente a população, inclusive com a ampliação do prazo de validade de alvarás sanitários de 12 para até 36 meses, facilitando a regularização das empresas e fortalecendo a prevenção de riscos à saúde.
“O que muda na prática para o cidadão baiano é mais uma segurança jurídica e, sobretudo, ampliar as possibilidades de prevenção e alertar a população a riscos de emergência, por exemplo, e resposta rápida que a gente pode garantir à população em casos de enchentes, de inundações. Hoje, a gente vai estar com toda a estrutura regulamentada para garantir que a gente dê pleno acesso à população”, explicou Roberta Santana ao Portal M!.
Abrangência e modernização do novo código
De acordo com a secretária, o decreto organiza a vigilância em sete eixos: sanitária, epidemiológica, ambiental, saúde do trabalhador, laboratorial, verificação de óbitos e emergências em saúde pública. Roberta Santana enfatizou que a legislação expande a atuação das autoridades sanitárias, incorporando áreas que antes não eram contempladas, como vigilância ambiental e do trabalhador. Essa modernização, conforme Santana, permite uma atuação mais ágil e eficaz, com protocolos claros e maior segurança jurídica, fortalecendo o papel do Estado na proteção da saúde da população.
“Agora, a gente faz a ampliação também da perspectiva da vigilância em saúde. A gente não está mais falando apenas da vigilância sanitária epidemiológica, a gente está falando também da vigilância ambiental, estamos falando também da vigilância da segurança do trabalhador, também falando da vigilância laboratorial, então toda uma expansão de sete eixos novos que envolve a vigilância”, ressaltou a gestora ao Portal M!.
Além disso, conforme Roberta Santana, a simplificação de processos administrativos e a digitalização de licenças sanitárias tornam a aplicação das normas mais eficiente, beneficiando tanto o cidadão quanto o setor produtivo. Segundo ela, o novo código estimula a regularização e conformidade das empresas, promovendo saúde pública de forma preventiva e estratégica.
Preparação para crises e emergências sanitárias
A regulamentação também fortalece a capacidade do Estado de agir rapidamente em situações de risco. Entre as medidas, estão previstas ações para permitir acesso a imóveis abandonados e distribuidores de produtos, facilitando a prevenção de crises sanitárias e o controle de vetores, como mosquitos transmissores de doenças. De acordo com a secretária, essa abordagem é fundamental para que a vigilância sanitária possa intervir de maneira efetiva, garantindo proteção imediata à população e maior eficácia nas respostas a emergências.
“Tem uma ação dentro do artigo do decreto que prevê inclusive a possibilidade de acesso da população a imóveis ou a distribuidoras, o que hoje dá garantia à equipe da vigilância sanitária de poder fazer o acesso direto a esses lugares. Então, assim como em casos de dengue, por exemplo, o acesso a imóveis que muitas vezes ficavam fechados, com situações que davam margem à proliferação do mosquito e que a gente não podia intervir, agora a gente consegue efetivamente esse acesso. Sem dúvida, para o risco sanitário que nós estamos vivendo agora, ela é importantíssima essa regularização”, disse Roberta.
Investimentos complementares em saúde
No mesmo evento, o governador autorizou obras da nova hemodinâmica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em Salvador, com investimento de quase R$ 8 milhões. A estrutura contará com salas de exame, leitos para procedimentos neurointervencionistas, área de enfermagem, farmácia satélite e espaços administrativos, oferecendo suporte completo para atendimentos de média e alta complexidade.
“A gente amplia a possibilidade de cateterismo, de neurointervenção, uma série de procedimentos que vão ajudar no tratamento e na recuperação mais rápida. O paciente que não tem a possibilidade de fazer o serviço de hemodinâmica leva menos tempo no leito e tem também sua qualidade de vida preservada. Então é importantíssima essa ação. Lembrando que a gente está dando ordem de serviço aqui, mas daqui a 15 dias a gente inaugura uma também no Prado Valadares”, pontuou Roberta ao Portal M!, se referindo ao Hospital Geral no município de Jequié.
Conforme a gestora, o governo baiano planeja expandir unidades semelhantes em hospitais do interior, regionalizando o acesso a serviços de média e alta complexidade e fortalecendo a rede de atendimento do SUS, garantindo maior cobertura e qualidade à população.
Mais Lidas
Rio Concept chega à Bahia com proposta de unir beleza, ciência e autoestima
Anvisa proíbe venda e uso de suplementos com ozônio na composição
Saúde
Rio Concept chega à Bahia com proposta de unir beleza, ciência e autoestima
Anvisa proíbe venda e uso de suplementos com ozônio na composição
Últimas Notícias
Setor de serviços da Bahia cresce 3,3% em setembro e tem quinto melhor resultado do país, segundo IBGE
Resultado foi impulsionado por transportes e comunicação, mas ainda acumula retração no ano
CCJ do Senado aprova recondução de Paulo Gonet à PGR; nome deve ser votado no plenário nesta quarta
Recondução segue para votação em plenário, onde precisará de ao menos 41 votos favoráveis para ser confirmada
Bahia tem desafio decisivo contra Z-4 na reta final do Brasileirão: aproveitamento é de apenas 33%
Tricolor encara três times ameaçados de rebaixamento nas últimas rodadas em busca da vaga direta na Libertadores 2026
Afonso Florence é exonerado da Casa Civil para reassumir mandato; entenda
Decisão foi tomada a pedido do próprio Florence, com o objetivo de registrar e viabilizar emendas parlamentares destinadas a municípios baianos
Salvador entra em nível de atenção por risco de deslizamentos após chuvas intensas
Nas últimas 12 horas, foram registrados 128 mm de precipitação, valor acima da média histórica de novembro
Discussão entre Toffoli e Mendonça esquenta sessão no STF e reacende debate sobre atuação de servidores públicos
Durante julgamento na Segunda Turma, ministros discutiram aplicação do Tema 940, que trata da responsabilidade civil do Estado
Matheus Cunha valoriza amadurecimento e destaca força tática da seleção antes de amistosos
Atacante do Manchester United vê confronto com Senegal e Tunísia como chance de mostrar evolução e reforçar identidade sob comando de Ancelotti
Salvador lidera painel da COP30 e destaca programas premiados de reciclagem e economia circular
Prefeito Bruno Reis apresenta resultados do Recicla Capital e iniciativas que colocam a cidade entre as referências globais em sustentabilidade urbana
Paulo Gonet defende sigilo e atuação técnica em sabatina no Senado sobre recondução à PGR
Procurador-geral reforça compromisso com discrição, nega viés partidário e diz que PGR não atua por aplausos ou conveniências políticas
Marcone Amaral oficializa candidatura à presidência do Vitória com união de grupos de oposição
Eleição que definirá comando do rubro-negro no triênio 2026–2028 está marcada para dia 13 de dezembro