Anvisa volta a interditar creme dental Colgate após relatos de reações adversas
Segundo Anvisa, decisão foi tomada devido a relatos de consumidores sobre reações adversas ao utilizarem o produto, como inchaço nos lábios

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retomou a interdição cautelar do creme dental Colgate Total Clean Mint na quarta-feira (30), após a fabricante retirar o recurso que pedia a suspensão da medida. A proibição, inicialmente determinada em 27 de março, havia sido suspensa provisoriamente, mas voltou a valer com a retirada do pedido da empresa. As informações são da Agência Brasil.
Segundo a Anvisa, a decisão foi tomada devido a relatos de consumidores sobre reações adversas ao utilizarem o produto, como inchaço nos lábios. A agência destacou que não há ordem de recolhimento dos lotes, mas o produto não deve ser comercializado nos pontos de venda durante a vigência da interdição.
“A Agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários”, disse a Anvisa em nota publicada na época da suspensão preventiva.
Fluoreto de estanho pode causar reações indesejadas
A Anvisa informou que os relatos apontam uma possível associação entre as reações adversas e a presença do fluoreto de estanho na fórmula do creme dental. Essa substância possui reconhecida ação antimicrobiana e anticárie, mas pode causar efeitos colaterais em alguns usuários, como descrito na nota da agência emitida na ocasião da primeira suspensão.
O Colgate Total Clean Mint é o substituto da antiga linha Total 12 da marca. A Colgate Brasil havia declarado nas redes sociais, em março, que preza pela qualidade e segurança dos produtos e colocou canais de atendimento à disposição para tratar os casos reportados.
Anvisa alerta consumidores e profissionais de saúde
A agência também publicou um alerta para os consumidores sobre a possibilidade de efeitos adversos. A recomendação é de que o uso do produto seja interrompido diante de qualquer sinal de irritação. Caso os sintomas persistam, deve-se procurar orientação médica.
Entre os sintomas relatados estão:
- Lesões bucais
- Sensações dolorosas
- Sensação de queimação ou ardência
- Inflamação gengival
- Edema labial
Os profissionais de saúde são orientados a observar sinais clínicos nos pacientes e recomendar alternativas adequadas para quem demonstrar sensibilidade. Os fabricantes, por sua vez, devem garantir informações claras no rótulo sobre eventuais efeitos adversos e instruções de uso.
Anvisa reforça importância da notificação de eventos adversos
A Anvisa destacou a necessidade de notificar os eventos adversos pelo sistema e-Notivisa. A plataforma não é voltada para reclamações comerciais, como trocas de produtos ou denúncias econômicas, mas sim para registros relacionados à segurança sanitária.
Colgate retira recurso e reforça colaboração com Anvisa
Em nota enviada à imprensa, a Colgate confirmou a retirada do recurso contra a interdição. A ação resultou na reativação imediata da medida cautelar por parte da Anvisa.
“A decisão da Colgate é incentivada pela colaboração contínua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto à agência. A empresa acredita numa resolução oportuna do tema”, diz a nota.
A empresa também reiterou o compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos e declarou que o Colgate Total Clean Mint segue em conformidade com os padrões estabelecidos por agências reguladoras.
Mais Lidas
Saúde anuncia 3,5 mil vagas para residência e atuação imediata no SUS
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Saúde
Hupes-Ufba é habilitado para cirurgias trans e vira referência na Bahia
Últimas Notícias

Alceu Valença lota Largo do Pelourinho e emociona público com show especial no São João de Salvador
Centro Histórico reúne turistas e baianos em noite de forró, cultura e segurança durante a festa junina

Jerônimo Rodrigues visita festas juninas no Recôncavo e reforça apoio à cultura e economia do interior
Governador celebra São João em São Félix e Cruz das Almas, destaca impacto econômico e investimentos em mais de 300 municípios

Corpo da brasileira Juliana Marins é encontrado após queda em penhasco durante trilha na Indonésia
Jovem de 27 anos, natural de Niterói, estava desaparecida desde sábado após cair em área de difícil acesso durante expedição na Ásia

Manu Bahtidão esquenta São João em Paripe com show vibrante e clima de celebração
Evento no Subúrbio Ferroviário também destacou o arrocha de Marquinhos Navais e impulsionou a economia local

Camaforró 2025 termina com público recorde, segurança e valorização da cultura local
Festa junina de Camaçari reuniu 250 mil pessoas, não teve ocorrências graves e destacou inclusão, tradição e organização exemplar

Encerramento do São João da Bahia no Parque reúne romantismo, piseiro e estreia feminina
Última noite de apresentações no espaço em Salvador destaca diversidade musical e celebra novos talentos do forró

Alexandre de Moraes autoriza retirada de tornozeleira de ré grávida nos atos de 8 de janeiro
Segundo Moraes, laudos médicos apresentados pela defesa comprovaram que a ré está em gestação avançada, requerendo cuidados intensivos e repouso absoluto

Jerônimo encerra maratona junina no interior com passagens por Maracás e Jequié
Ao longo dos últimos seis dias, governador da Bahia percorreu diversas cidades de diferentes regiões da Bahia

Zambelli tem cinco sessões para apresentar defesa na CCJ sobre processo de cassação
Parlamentar responde por invasão ao sistema do CNJ; relator da ação é opositor do governo Lula

STF realiza audiência para definir ressarcimento a vítimas de fraudes no INSS
Proposta do governo inclui devolução administrativa dos valores e crédito extraordinário fora do teto de gastos