Bolsonaro vai ao Palácio do Planalto para apoiar manifestação

Presidente acenou para grupo a distância, mas depois liberou acesso de pessoas à rampa do Planalto. Ato ocupou todas as faixas do Eixo Monumental, em Brasília, no fim da manhã.

Por Redação
03/05/2020 às 13h23
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/TV Globo
Foto: Reprodução/TV Globo

O presidente Jair Bolsonaro compareceu, neste domingo (3), a um ato de apoiadores do governo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Sem máscara, ele acenou para manifestantes que se aglomeravam em frente ao Palácio do Planalto.

Bolsonaro deixou o Palácio da Alvorada por volta do meio dia e chegou ao Planalto acompanhado da filha Laura, de 9 anos - também sem máscara.

Diferentemente de manifestações anteriores, desta vez o presidente não foi à grade do Planalto para tirar fotos e apertar a mão de apoiadores. Ele desceu duas vezes a rampa, mas manteve distância ao acenar para as pessoas. Do alto do mezanino, discursou brevemente aos participantes do ato.

Instantes depois, no entanto, a segurança do prédio passou a liberar o acesso de pessoas à rampa do Planalto. Bolsonaro pegou um menino no colo e ajudou a posicionar uma bandeira do Brasil estendida por apoiadores na área restrita, sem equipamentos de proteção ou distanciamento social.

Bolsonaro voltou a descer a rampa, ao lado de apoiadores, para devolver a bandeira as pessoas presentes no ato. Ainda aglomerado, o grupo fazia batucada e cantava palavras de ordem em apoio ao presidente.

Deputados da base do governo, como Bia Kicis (PSL-DF), Helio Lopes (PSL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), também acompanharam Bolsonaro na rampa. Apenas Bia usava máscara, que chegou a tirar por diversas vezes.

Enquanto Bolsonaro conversava com manifestantes, parte do grupo hostilizou jornalistas e fotógrafos que acompanhavam o ato. A Polícia Militar precisou montar um cordão de isolamento improvisado para evitar as agressões.