Após 2ª viagem internacional, Jerônimo embarca de volta à Bahia

Ao lado do presidente Lula, governador participou da COP28 em Dubai e encontros bilaterais em Abu Dhabi e Berlim

Por Raiane Verissímo
05/12/2023 às 10h39
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) já está a caminho da Bahia, colocando fim à sua segunda viagem internacional em 11 meses de governo. Ao lado do presidente Lula (PT), o governador cumpria agenda desde o último dia 29 em Dubai, onde participou da COP28 - Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU). Após 5 dias nos Emirados Árabes, Jerônimo também participou com a comitiva do presidente de encontros bilaterais em Berlim, na Alemanha.

O petista embarcou, na manhã desta terça-feira (5), de Berlim, às 7h55 no horário de Brasília, e desembarcou às 9h26, em Zurique, na Suíca, onde faz escala antes de embarcar novamente ao Brasil. Ele retorna a Salvador na noite desta terça e, na quarta-feira (6), pela manhã, retoma a agenda no Estado. 

"Seis da manhã aqui em Berlim [2h da manhã no horário de Brasília], já saindo pro Brasil. A comitiva vai continuar trabalhando aí nos Emirados Árabes. E nós estamos saindo aqui agora para o aeroporto", disse o governador em seu Instagram, onde está postando uma série de stories relatando seu caminho de volta.

"Antes de embarcar, estudando e fazendo anotações para os próximos compromissos na Bahia". "Primeira escala Suíça. A viagem de volta é longa e o trabalho não para nem durante as escalas", destacou Jerônimo. 

Segundo o governador, os secretários Eduardo Martins (Meio Ambiente) e Angelo Almeida (Desenvolvimento Econômico) ainda cumprem agenda em Berlim, e depois voltam a Dubai. De acordo com o governo estadual, todos os encontros e acordos firmados serão agora acompanhados pelas equipes técnicas das secretárias, para que se efetivem em investimentos concretos, como aconteceu com a BYD, após a viagem à China.

Missões internacionais

A segunda missão internacional do governador Jerônimo durou cinco dias. Além de Berlim e Dubai, ele também visitou Abu Dhabi. Nos três locais, se reuniu com empresas dos setores agrícola, aviação, energia renovável, infra-estrutura, transporte, química, petroquímica e fundos de investimento. Em março, o governador viajou para a China para negociar a vinda da montadora BYD em Camaçari e ficou fora do Estado por dez dias. Durante as duas viagens, o vice-governador Geraldo Jr. (MDB) assumiu, interinamente, o Governo da Bahia.

 

Leia também:

COP28: Jerônimo defende criação de fundo para preservar Caatinga

Jerônimo se reúne com empresários alemães em Berlim

Jerônimo visita plantação de tâmaras que poderão ser produzidas na Bahia