Mostra fotográfica "Um Dia com Ela(s)" retrata cotidiano de mulheres com deficiência

Lançamento do projeto acontece na próxima sexta-feira (24) no Shopping Barra

Por Redação
21/11/2023 às 11h12
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Mostra Fotográfica "Um Dia com Ela(s)" será lançada na próxima sexta-feira (24), às 17h, no Shopping Barra, piso L4. O projeto fotográfico que segue até o dia 3 de dezembro, nasceu através do olhar sensível de Adriana Bhumi para o feminino.

Durante dez dias, uma série de retratos das mulheres com deficiência participantes do projeto será apresentada ao público baiano como um presente.

Entre a Bahia e Sergipe, 17 mulheres foram clicadas pelas lentes afetivas da fotógrafa. Foram incluídas deficiências de naturezas visual, física, auditiva e intelectual e a cada imagem os amantes de fotografia terão a chance de observar hábitos, símbolos, capacidades e experiências que ressaltam o direito à inclusão e fortalecem a luta anti-capacitista.

Narrativas pessoais em audiovisual podem ainda ser acessadas e visualizadas no instagram @mereconecto.

"Nosso objetivo foi denotar suas  belezas e capacidades com respeito e valorização das suas histórias e experiências através da fotografia", explica Adriana. "São 25 retratos apresentados que convidam o público a imergir nas narrativas e exercitar o descondicionamento do olhar em destituição de preconceitos com relação à diversidade."

O projeto "Um Dia com Ela(s)" segue há 16 meses percorrendo já vários bairros de Salvador, cidades do interior da Bahia e na capital sergipana, além de proporcionar às participantes encontros para vivências em artes, consciência corporal, yoga e autoconhecimento.

Como desdobramentos, vislumbra-se a possibilidade de realizar uma exposição itinerante e em eventos a serem programados. Segundo a fotógrafa foi construído, durante todo o processo, um coletivo de mulheres que se fortalece, se reconhece em sororidade, celebra a vida e tece redes de amizades.

"Minhas limitações não definem a minha capacidade", afirma Arlene Ferreira, mulher PCD (Pessoa com Deficiência) fotografada na Mostra, auxiliar administrativa e atleta de taekwondo. No dia 3 de dezembro a partir das 13h30, ocorrerá uma visita mediada por mulher participante do projeto acompanhada por intérprete de libras e também será nesse dia uma roda de conversa aberta a todos, às 15h00, na loja Artesanalli, situada no piso L1 do Shopping.

A curadoria da exposição é assinada pela mineira Jana Janeiro, gestora cultural e curadora pedagógica adjunta no Instituto Inhotim em Minas Gerais e por Marcelo Reis, jornalista, curador de artes visuais, membro do setorial de artes visuais da Secult/Ba.

 

Leia também:

BTCA leva o infantojuvenil "Você Sabia?" para o MAC Bahia