Muniz defende que Câmara revogue feriado municipal para incluir Dia da Consciência Negra em Salvador

Presidente da Câmara Municipal sugere alteração no calendário municipal; confira vídeo

Por Laerte Santana
20/11/2023 às 20h45
  • Compartilhe
Foto: Secom CMS
Foto: Secom CMS

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), criticou a ausência de um feriado municipal para o Dia da Consciência Negra em Salvador, durante entrevista ao A TARDE Cast, nesta segunda-feira (20). Ele defende a revogação de outro feriado municipal para a instituição da celebração em torno do 20 de novembro.

Ao contrário de seis capitais do Brasil, Salvador não tem transformou o Dia da Consciência Negra em feriado. Unidades federativas como Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo têm decretos estaduais para garantir a celebração da data.

Sobre a ausência da folga no 20 de novembro, a Câmara de Salvador alega que a cidade atingiu o limite de feriados municipais permitidos pela Lei Federal 9.093, de 1995, que estabelece que o número não pode ultrapassar quatro. Atualmente, os quatro feriados municipais da capital baiana  estão vinculados a celebrações católicas.

Neste sentido, Muniz propõe a revogação do feriado da Sexta-feira Santa, que já é um feriado nacional, para abrir espaço ao Dia da Consciência Negra.

"Eu acho que [20 de novembro] deveria ser feriado em Salvador. A Sexta-feira Santa é um feriado nacional, então para que ser municipal? Então, 'bora' tirar a Sexta-feira Santa do feriado municipal, que já vai ser feriado mesmo que o município não tenha, porque é nacional, e vamos colocar o Dia da Consciência Negra nesse calendário municipal", defendeu o presidente da CMS.

Muniz ainda afirmou que buscará dialogar com o prefeito Bruno Reis (União Brasil) para discutir a possibilidade de incluir o Dia da Consciência Negra no calendário municipal. Ele destaca a importância da proposta para uma cidade que tem a maior população negra fora da África.

Os outros feriados municipais de Salvador, além da Sexta-feira da Paixão, são: Corpus Christi, Dia de São João e Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Confira vídeo:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Muita Informação (@portalmuitainformacao)

 

Leia também:

Ireuda Silva reforça significado do Dia da Consciência Negra

"Colocar no orçamento a pauta da Consciência Negra é muito importante", diz Jerônimo, em evento com Lula

"As mulheres negras são as maiores vítimas de todos os tipos de violência no Brasil", diz promotora de Justiça Lívia Sant'anna Vaz