Novembro Azul: Assembleia promove audiência sobre câncer de próstata
Comissão de Saúde discute saúde masculina e diagnóstico precoce da doença

- Compartilhe

Neste Novembro Azul, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) realizará uma audiência pública sobre câncer de próstata nesta terça-feira (21), às 10h, atendendo à solicitação do deputado José de Arimateia (Republicanos), vice-presidente do colegiado. O parlamentar destaca que a iniciativa visa disseminar informações sobre a saúde masculina e fortalecer as diretrizes do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer.
Debater a qualidade de vida e a saúde masculina será o foco da audiência. O câncer de próstata, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), é o segundo tipo mais comum entre os homens em todas as regiões do Brasil, sendo superado apenas pelos tumores de pele não melanoma.
Atualmente, o câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens. Segundo o Instituto Nacional de Câncer, a recomendação é que os homens estejam atentos a qualquer anomalia no corpo e busquem os serviços de saúde prontamente para realizar o diagnóstico precoce.
A idade é o principal fator de risco, com maior incidência em homens a partir da sexta década de vida, além de histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. A exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho também é destacada, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
Leia também:
Novembro Azul: entenda como o diagnóstico precoce do câncer de próstata salva vidas
Diego Castro propõe na AL-BA linhas de crédito para moradia de policiais