Simpósio internacional apresentou em Salvador Diretrizes Brasileiras sobre Acesso Vascular para Hemodiálise

A próxima edição será em 2025, na cidade de São Paulo

Por Redação
17/11/2023 às 16h10
  • Compartilhe
Foto: Alan Gois
Foto: Alan Gois


O 5º Simpósio de Acesso Vascular e Endovascular em Nefrologia (5º SAVE) reuniu, durante três dias, grandes nomes nacionais e internacionais em torno do que há de mais novo sobre o tema. O encontro aconteceu no Wish Hotel da Bahia, e aprofundou as discussões acerca das Diretrizes Brasileiras sobre Acesso Vascular para Hemodiálise, lançadas no início deste mês, no Jornal Vascular Brasileiro. Esse é o primeiro documento reunindo as orientações na América do Sul.

O simpósio discutiu desde a política de gerenciamento do acesso vascular até detalhes técnicos de procedimentos de alta complexidade para a realização e manutenção do acesso. O Brasil foi representado por especialistas da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Pará, Minas Gerais, entre outros estados. Do exterior, participaram referências dos Estados Unidos, Canadá, Grécia, Itália, Reino Unido, Japão, Peru e Equador.

Enfermeiros, cirurgiões vasculares e nefrologistas assistiram a discussões de altíssimo nível. Além da troca de experiências, puderam fazer networking com colegas e empresas parceiras, fabricantes de dispositivos inovadores, amplamente debatidos durante os cursos pré congresso e todo o simpósio. Gestores do sistema público e privado também participaram do evento com o intuito de discutir melhores políticas voltadas para a atenção da população dialítica.

O crescimento no interesse dos profissionais em se aperfeiçoar cada vez mais para entregar uma assistência de excelência ao paciente renal se refletiu no sucesso de público do 5º SAVE, que registrou sessões sempre disputadas. A próxima edição será em 2025, na cidade de São Paulo.