Aristides Maltez divulga resultado de mutirão: 62 atendimentos com 28 diagnósticos de câncer de mama

Pacientes já estão matriculadas no próprio hospital para iniciar o tratamento

Por Redação
14/11/2023 às 20h40
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O balanço final do mutirão de câncer de mama, realizado no sábado (11) pelo Hospital Aristides Maltez, foi divulgado nesta terça-feira (14) e provou, mais uma vez, a importância desse tipo de ação para a detecção precoce da doença. Foram 62 atendimentos, com 28 casos positivos. As pacientes foram matriculadas no próprio HAM e já iniciaram o tratamento.

As mulheres que procuraram atendimento durante o mutirão foram recebidas por uma equipe multidisciplinar formada por médicos mastologistas, radiologistas (mamografia e ultrasson), além da equipe de enfermagem e técnicos em mamografia, equipe de auxiliares administrativos, pessoal de recepção, apoio e higienização. 

Durante o atendimento, foram realizadas 14 biópsias, 30 ultrassonografias e 48 mamografias. A médica Ana Cláudia Imbassahy, coordenadora do Setor de Mastologia do HAM, lembrou que 50 mulheres morrem diariamente no Brasil por causa do câncer de mama e, por isso, mutirões como este precisam acontecer periodicamente para facilitar a descoberta da doença precocemente. 

"O lema tem que ser 'cuidado o ano todo'.  Em parceria com o Instituto Protea, organização não-governamental com sede em São Paulo, realizamos três mutirões este ano. Por esse motivo,  destacamos sempre a importância da necessidade de se investir cada vez mais na detecção precoce da doença para identificar os casos mais cedo, aumentando assim a chance de cura", completou.

Leia também:

CAM Oncoclínicas oferece 2 mil mamografias gratuitas para pacientes de 40 a 70 anos