Fé e caridade: Centro espírita presta assistência a famílias do Rio Vermelho há 48 anos
A instituição distribui alimentos para famílias carentes e presta assistência a gestantes

- Compartilhe
Com origem na garagem da casa de Onias Almeida, o centro espírita Casa de Caridade Esperança e Fé (CACEF) foi fundado em 14 de julho de 1975. Seu Onias, como é carinhosamente reconhecido pelos membros da instituição, fundou o projeto ao lado de familiares: Zilmar de Lima Almeida, Ruy de Lima Almeida, Enedina de Brito Almeida e Yvone Schoucair Caria.
O desencarne de Onias fez com que a instituição precisasse ser realocada para outro espaço. A busca pelo local foi um processo difícil e um dos colaboradores chegou a sonhar com uma casa verde, entendendo que seria essa a característica do novo local. Posteriormente, ao passar em frente a uma residência dessa mesma cor, na mesma rua do primeiro endereço da CACEF, na Rua Feira de Santana, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, o colaborador compreendeu que a busca havia terminado.
"Com a vinda para cá, os trabalhos foram sendo ampliados. Com a área social, por exemplo, foi iniciado o acolhimento das famílias que moravam em um prédio abandonado, ao lado. Essas famílias foram trazidas para cá e assim começou todo o trabalho social da casa. Eles passaram a vir para cá nas sextas-feiras para assistir palestras, receber ajuda material, as crianças também passaram a vir nos sábados para a evangelização... logo após veio também o crescimento de outras áreas de atividade, como os grupos de estudo e os cursos", disse Auristela Rocha, atuante na ação social da casa, que hoje é revestida de verde, para manter a caraterística inicial e marcante do espaço.
Atividades da CACEF
A instituição realiza serviços gratuitos voltados para a doutrina espírita, mas também colocam em prática um dos pilares da doutrina espírita, que é a caridade. Dessa forma, uma série de ações sociais voltadas para os menos favorecidos são mantidas pela organização.
Dentre os serviços de voluntariados fornecidos pela casa está a distribuição de alimentos para famílias e o trabalho com as gestantes, o que inclui palestras e distribuição de enxovais. "A gente tem vários tipos de assistência aqui na CACEF, assistência para 120 famílias, além das gestantes. Se a gente olhar que cada família pode ter um, dois, três membros, esse número acaba se estendendo. A nossa casa é toda mantida por doação. Ninguém é obrigado a contribuir com nada, mas nós próprios que trabalhamos aqui ajudamos a manter a casa", contou Eliane Santana, presidente da CACEF, ao Portal M!.
A gestora explicou que a casa passou por uma grande mudança após receber dois caminhões da Receita Federal. Com essa verba, a CACEF pôde tocar novos projetos e fortalecer outros que já eram feitos através de parcerias com a prefeitura de Salvador e com o Governo do Estado. Com os recursos da Receita Federal, a organização promoveu um grande bazar e conquistou um lucro utilizado para o custeio de contas da casa.
O trabalho continua
O próximo passo da instituição é angariar doações para tornar o espaço sustentável. "A manutenção de uma instituição social é um desafio impressionante, sobretudo, quando a gente se considera responsável por mais de 120 famílias, que toda sexta-feira ou quinzenalmente vem aqui pegar mantimentos", disse Gabriel Carballo, coordenador doutrinário.
"Temos 20 pessoas fixas que nos ajudam com doações em dinheiro. Essa é uma forma da casa tentar se manter. Outra forma que a gente tentou de sustentabilidade é separarmos um pavimento para alugar para uma pessoa jurídica privada que faz um trabalho associado com a casa, que nos ajuda com a saúde", concluiu.
Você pode ajudar
Para manter as atividades da casa e os seus trabalhos voltados para o social, a CACEF pede pelo auxílio daqueles que podem contribuir. Essa doação pode ser feita em qualquer valor, através das seguintes formas:
Através da conta da CACEF:
Banco do Brasil: 001
Agência: 3449-5
Conta: 50100-X
CNPJ: 13.792.338/0001-75
Ou através da chave PIX da CACEF:
PIX CNPJ 13.792.338/0001-75
Você também pode ser voluntário dos trabalhos sociais da casa, ou doar os itens mais utilizados pela CACEF, como: Copos descartáveis; Pratos descartáveis; Talheres descartáveis; Leite; Massa de sopa; Óleo; e Extrato de tomate.
Itens de enxoval de bebê também podem ser doados: banheira, mamadeiras, roupinhas, fraldas de pano, fraldas descartáveis, toalhas de banho, mantinhas, cueiros, etc.
Esses itens devem ser entregues na sede da CACEF, nas quartas-feiras à noite, de 18:30h às 20:00h, ou no horário comercial, em mãos do atendente funcionário.
Endereço: Rua Feira de Santana, 305, Pq. Cruz Aguiar, Rio Vermelho, Salvador-BA, CEP: 41940-600
Entenda mais como ajudar clicando aqui.
Conheça a CACEF:
Leia também
Lar Amor e Vida quer ampliar número de assistidos; entenda como ajudar
Casa do Caminho oferece diversos serviços gratuitos para a comunidade de Sussuarana