Lar Amor e Vida quer ampliar número de assistidos; entenda como ajudar

"Se a gente não grita, ninguém nos escuta", desabafou Paulo Brito, idealizador da instituição

Por Bruna Ferraz
28/10/2023 às 08h20
  • Compartilhe
Foto: Equipe Portal M!
Foto: Equipe Portal M!

Contada pelo Portal M!, através do projeto Inspiração, a história do Lar Amor e Vida chamou a atenção de muitas pessoas. No primeiro episódio sobra a instituição, que foi ao ar no canal do portal no YouTube, Paulo Brito, o fundador da casa, contou como foi o processo de criação e de desenvolvimento do lar que recebe crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social em Salvador.

Oriundo de uma família disfuncional, o homem dedicou a sua vida, desde jovem, a acolher outros que, assim como ele, precisavam de ajuda. O lar tem realizado essa missão desde então e, diante das novas necessidades que foram surgindo, foi se modificando. Pensado para crianças, o local hoje é uma casa para acolhimento de idosos.

Atualmente, o grande objetivo do Lar Amor e Vida é aumentar a sua capacidade. Para colocar isso em prática, a instituição precisa de ajuda e, por isso, o Portal M! retornou ao local para mostrar o que foi conquistado após o primeiro episódio e entender o que falta ser feito para que mais pessoas sejam beneficiadas pela filantropia.   

Segundo o gestor social, o Lar agora recebe o auxílio de uma empresa que doa o café da manhã de todos os seus acolhidos e, além disso, também passou a ganhar os peixes que fazem parte da dieta dos que ali vivem. O dono de um quiosque de mariscos no Mercado do Peixe, em Salvador, resolveu doar semanalmente a proteína para a instituição após conhecer o seu trabalho.

"A vinda de vocês aqui foi maravilhosa [...] Quero agradecer a todos vocês que sempre estiveram conosco. Quero pedir a Deus que continue abençoando cada gesto de bondade e solidariedade que se tem para com essa casa. Começamos a ter novos sonhos e nova visão para o futuro", disse Paulo.

Reformar para acolher mais pessoas idosas

Diante da alta demanda de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, Paulo Brito passou a não ter espaço suficiente para todos que buscam sua ajuda. A estrutura de muitos andares e feita inicialmente para ser uma creche, não comporta todas as adaptações necessárias para que uma pessoa idosa possa viver ali. Por isso, o gestor pede a ajuda de toda a sociedade para reformar o espaço.

Além das muitas escadas, os banheiros e quartos não são adaptados para cadeirantes e indivíduos com dificuldade de locomoção. Também será preciso comprar novas camas, lençóis e o mais dispendioso de tudo isso: instalar um elevador na edificação.

Para que o projeto se torne possível, Paulo Brito solicita a doação de materiais de construção, produtos de higiene e de limpeza e mais fraldas e alimentos. Ele também espera encontrar  a mão de obra necessária de forma voluntária para a reforma: engenheiro, arquiteto e profissionais da construção civil.

"Se a gente não grita, ninguém nos escuta. Só que existe muita gente que já não tem mais força para gritar. Por isso, em nome de todos os nossos idosos, eu peço a vocês, que já me conhecem, que já conhecem a história dessa instituição, e sabem do carinho, do cuidado e do amor que temos por todos os nossos idosos, que faça com que esse vídeo chegue até aquelas pessoas que não conhecem o nosso trabalho. Por favor, faça com que esse vídeo chegue ao maior número de pessoas, para que nós possamos continuar mantendo esse projeto e potencializando para cuidar de muito mais pessoas", pediu Paulo Brito.

Você pode ajudar

O Lar Amor e Vida pede por qualquer tipo de ajuda, seja com comida, frauda, roupas, sapatos, utensílios ou até mesmo doando tempo, através da realização de atividades lúdicas junto aos acolhidos.

A instituição também busca por auxílio de profissionais da saúde que possam oferecer os seus serviços no local.

Para conhecer melhor o lar, fale com os responsáveis através do número (71) 99959-0063.

Para fazer doações, a casa disponibiliza o seguinte PIX: (71) 99117-5487 - Luciana Gomes.

Confira na íntegra o novo episódio do Lar Amor e Vida

Leia também:

Casa do Caminho oferece diversos serviços gratuitos para a comunidade de Sussuarana

"A porta do Lar Vida nunca se fecha": conheça o projeto que acolhe PCDs