Polêmica com o aço pode afetar venda de carne aos EUA

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusa Brasil de desvalorizar artificialmente o real e, com isso, prejudicar produtores agrícolas dos EUA

Por Redação
08/12/2019 às 13h51
  • Compartilhe
Foto: Portal Matogrosso
Foto: Portal Matogrosso

A decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retomar ou ampliar a sobretaxa do aço e alumínio brasileiro importado pelos EUA pode afetar a cadeia do outro commodity: a carne. Informações da Bloomberg reproduzidas pela revista Exame dão conta de um temor de produtores nacionais de que o conflito - mesmo com o aparente bom relacionamento entre os dois governos - deve atrasar a remoção das barreiras à carne bovina brasileira.

Na segunda-feira (2), Trump acusou o país de desvalorizar artificialmente o real e, com isso, prejudicar produtores agrícolas dos EUA. Mesmo tratamento foi dispensado à Argentina. O governo brasileiro rebateu a acusação. Na verdade, o Banco Central tem vendido dólares das reservas e contratos de swap, mas tem perdido as batalhas para conter o avanço do dólar.

Dois problemas complicam a situação da carne brasileira, segundo a Bloomberg: o ano eleitoral de 2020 em que Donald Trump buscará a reeleição e o uma inspeção que técnicos norte-americanos fizeram no Brasil em junho.