EXCLUSIVO: "A China ainda tem boa vontade com o Brasil", afirma Charles Tang, após crise diplomática entre os dois países

Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC) falou com exclusividade no Podcast do M! sobre diversos assuntos que envolvem a relação entre os dois países

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
14/04/2020 às 15h00
  • Compartilhe
Foto: Arquivo Pessoal
Foto: Arquivo Pessoal

Apesar de considerar as relações comerciais entre Brasil e China "consolidadas e maduras", chamando os dois países de "gigantes da América do Sul e da Ásia", o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Tang, avisou que as últimas crises diplomáticas envolvendo os dois países podem fazer com que os asiáticos não vejam mais o Brasil como o importante parceiro comercial de outrora.

"A China ainda tem boa vontade com o Brasil. Logicamente se continuarem atacando a China, ela vai sentir cada vez mais", disse Charles Tang ao Podcast do M!

"O Brasil necessita da China e a China necessita do Brasil. A China descobriu, na guerra comercial com os Estados Unidos, que ela necessita de parceiros confiáveis. Que não vão interromper fornecimento para garantir a segurança alimentícia do povo chinês se o presidente acordar de mau humor. O Brasil colheu as bonanças dessas guerra comercial nos últimos dois anos", acrescentou o dirigente. 

Durante a entrevista, ele também falou sobre a "guerra mundial"  pelo acesso aos insumos no combate a Covid-19, uma vez que os asiáticos detém quase 90% dos produtos necessários para combater a doença. Além disso, ele relembrou a ajuda dada pela China durante a crise econômica brasileira. 

"Acho que o interesse do Brasil é, obviamente, de estreitar relações com a China. No período mais agudo da crise econômica, foi a China quem mais apostou o Brasil, investiu mais de R$ 20 bilhões à época, em um fundo de investimentos em infraestrutura, além de emprestar US$ 15 bi à Petrobrás, quando ela estava no fundo do poço. Isso ajudou o Brasil a sair da sua crise mais cedo e proteger os empregos de centenas de milhares de brasileiros", afirmou Charles Tang.

Na oportunidade, o dirigente falou do bom relacionamento das empresas chinesas com o estado da Bahia, dando como exemplo as obras o VLT e a Ponte Salvador-Itaparica, assim como o próximo desafio: assumir a direção da Associação Brasileira de Energia de Resíduos Sólidos, que será presidida por ele e pelo empresário Alfredo Malafaia.

Confira o Podcast com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Tang, clicando no player abaixo: