Comemoração dos 474 anos de Salvador terá 15 dias de programação e quase R$1 bi em investimentos

Festival da Cidade conta com atividades ligadas à música, gastronomia, esporte e lazer

Por Redação
15/03/2023 às 15h05
  • Compartilhe
Foto: Secom/PMS
Foto: Secom/PMS

Depois de anunciar os shows de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Luedji Luna, em homenagem aos 474 anos de Salvador, o prefeito Bruno Reis divulgou nesta quarta-feira (15) a programação completa do Festival da Cidade, que retornou ao calendário da capital baiana após três anos. Entre as ações, que vão de 15 de março a 2 de abril, estão dezenas de iniciativas ligadas à arte, música, gastronomia, esporte e lazer.

"Fizemos o maior Festival Virada e o maior Carnaval da história. Agora faremos a maior festa para celebrar os 474 anos de aniversário de Salvador. Queremos fazer um evento de projeção nacional, que vai ficar no calendário do país, atraindo turistas, gerando oportunidades para que as pessoas ganhem uma renda extra. Esse festival foi pensado de forma estratégica para reposicionarmos nossa cidade, que voltou a ser desejada no Brasil e no mundo graças a tudo o que realizamos até aqui", destacou o prefeito.

Programação de shows

A capital baiana realizará durante o festival a primeira edição do projeto Rock no Parque, nos dias 25 e 26 de março, no Anfiteatro do Parque da Cidade. No dia 26, o bairro do Rio Vermelho também estará musical. A cantora Mariene de Castro leva o show Santo de Casa para o Largo da Mariquita, com participação especial das Ganhadeiras de Itapuã, Aloísio Menezes e Roberto Mendes.  

O Campo Grande também será palco de celebração musical com o projeto Bailes da Cidade. No dia 31 de março, a partir das 18h, o público confere o show Elis sob o Canto Negro de Wil Carvalho e as apresentações das orquestras Zeca Freitas e Sergio Benutti, No dia 1°, também a partir das 18h, o show Sapoti - Márcia Short em um Tributo a  Ângela Maria vai emocionar o público no local, que ainda poderá conferir a alegria e irreverência das apresentações das orquestras Paulo Primo e Fred Dantas.

No último dia de Festival, 2 de abril, Salvador terá a tradicional Volta do Dique do Tororó com o grupo Mudei de Nome a bordo do pranchão, a partir das 11h. Os acordes finais ficam por conta de show inédito feito por quatro grandes nomes da música baiana: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Luedji Luna cantam juntos no Farol da Barra.

Feiras 

Duas grandes feiras de rua vão levar moda, arte, artesanato, literatura e programações musicais e culturais para toda a família, na Praça do Campo Grande. A IX Semana do Artesão movimentará o local entres os dias 18 e 26 de março, das 10h às 20h30, com espaço gastronômico e uma programação cultural e musical para diversão de baianos e turistas. Nos dias 31 de março e 1° de abril será a vez da Feira da Sé desembarcar na praça, das 14h às 22h.

Encontro de Motos 

Um grande encontro de motociclistas está marcado no Centro Histórico da capital, no dia 23 de março, quinta-feira, das 18h às 22h com as participações de grupos de motociclistas com motos BMW, Triumph, Royal Enfield e Harley-Davidson. No Cruzeiro do São Francisco serão realizados os shows abertos ao público com as bandas de rock Herbert & Richard e Kingsmen. 

Exposição de carros antigos

Mais de 200 veículos, parte do Veteran Car Club do Brasil - Bahia, estarão expostos no dia 1º de abril, a partir das 12h, no estacionamento do Parque da Cidade. 

Desfile

O Campo Grande recebe, no dia 1° de abril, das 13h às 17h, o Segundo Desfile Salvador Vai de Cafezinho, que reunirá numa competição os vendedores de cafezinho e seus carros sempre originais.

Esportes 

Salvador vai contar com cinco grandes eventos esportivos durante o Festival da Cidade. Para começar, nos dias 25 e 26 de março acontece o Bahia Paddle Festival 2023. O evento terá largada no Porto da Barra, ao lado do Forte Santa Maria. Já o Salvador 10 Milhas ocorrerá dia 26 de março. Serão duas largadas simultâneas, uma com 10 milhas (16,2 KM) saindo do bairro do Rio Vermelho e a segunda largada na Cidade Baixa com 5 milhas (8,1KM), em frente à secular Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Fora da água, a cidade vai contar com a Ciclovia Musical Salvador, projeto que chega a Salvador com ação já marcada para 26 de março.  As inscrições para o passeio estão abertas e podem ser feitas através do site www.cicloviamusical.com.br. Uma das maiores competições internacionais de natação em águas abertas, a Ocean Man chega pela primeira vez ao Brasil, e Salvador será a sede para o evento. A competição acontece entre os dias 1º e 2 de abril, com saídas a partir do Porto da Barra, seguindo até o Forte São Marcelo. Ainda no dia 2 de abril acontece o tradicional Pedal da Cidade que reúne centenas de ciclistas pelas vias de Salvador em um verdadeiro show de mobilidade sustentável e lazer em grupo.  

Teatro e Boca de Brasa 

Em homenagem à cidade e ao mês do teatro, a Fundação Gregório de Mattos criou o "Curto Circuito das Artes", um projeto que tem início com o festival de espetáculos solo, do dia 17 de março a 16 de abril, todas as sextas e sábados, ocupando o Teatro Gregório de Mattos e os Espaços Boca de Brasa (Subúrbio 360, Cajazeiras, CEU de Valéria e no Centro Cultural Sesi Casa Branca - Itapagipe). 

Grafite 

Nesta quinta (16), começa o 6° BTC - Festival Bahia de Todas as Cores, Festival de Arte Grafite realizado pelo "Coletivo Vai e Faz". As intervenções artísticas de grafitagem acontecem no Comércio, até o dia 19, a partir das 9h. Já no dia 28, às 9h, será realizada a entrega do Painel Decorativo em Grafite da Contenção da Rua Oswaldo Cruz - Rio Vermelho. 

Literatura e Patrimônio 

Em comemoração ao Dia da Poesia, próximo dia 21, às 14h, a capital baiana recebe a "Poesia da Diferença", com o Grupo História de Raiz, na Biblioteca Denise Tavares (Curuzu). No dia 28, às 14h, é a vez do "Circo de um homem só", com João Lima, na Biblioteca Nair Goulart (CEU de Valéria).