Adaptação é essencial, recomenda consultor sobre cenário econômico durante pandemia

É possível, assegura Marcelo Simões, obter no home-office mesma produtividade do escritório

Por Redação
26/03/2020 às 20h20
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A recessão mundial como efeito colateral da pandemia do novo coronavírus pode ser, segundo o FMI, maior do que o tombo de 2008-2009, na crise internacional gerada pela bolha imobiliária dos Estados Unidos. No Brasil, instituições financeiras do mercado - e o próprio governo - já admitem uma variação do PIB próxima de zero em 2020, ou até mesmo uma recessão. Neste cenário, o essencial é poder adaptar-se, segundo o Marcelo Simóes, CEO da Apure.

"A hora é de identificar em que podemos ser melhor para que possamos crescer. Claro que precisamos levar em consideração a área de atuação, mas para todas (atividades) vale a regra de que adaptar é sobreviver", frisa o consultor. A recomendação de Simões inclui que no momento tem suas primeiras experiências do trabalho home-office. É possível ter a mesma produtividade do escritório, assevera. "Os meios de comunicação atuais nos oferecem ferramentas para que estejamos sempre próximos aos clientes e consumidores", recorda.

Para se chegar à produtividade plena, ou ao menos 70% a 80% do que era feito antes do avanço do novo coronavírus, o CEO da Apure considera decisivo: pensar formas alternativas de venda ou prestação do serviço; comunicação forte no ambiente digital, explicação clara ao cliente de como será o atendimento online e explicar os cuidados com higiene e de prevenção.