Núbia de Oliveira vence os 21 km da Maratona de Salvador

A jovem de 20 anos superou seu próprio recorde ao completar a prova com 1h16min

Por Redação
25/09/2022 às 16h44
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A atleta Núbia Oliveira, de 20 anos, confirmou seu favoritismo e venceu a Maratona Salvador na modalidade 21 km feminino, realizada neste domingo (25) na capital baiana. Nesta edição, com o apoio da Quinto Energy, a jovem superou seu próprio recorde ao completar a prova com 1h16min.

Com o resultado, além de levar para casa R$ 10 mil, a baiana, que é membro da Seleção Brasileira, se consolida na elite do ranking nacional e segue agora para disputar pelo Sulamericano de Atletismo, que será realizado no Paraná ainda nesta semana.

Ao vencer os 21 km feminino da Maratona Salvador, a atleta agradeceu o apoio da Quinto Energy, empresa especializada em energias renováveis e hidrogênio verde.

"Venho lá do interior, sem muito incentivo. Esse apoio da Quinto Energy é uma esperança para que eu continue seguindo com esse sonho de representar o Brasil mundo a fora. Que venham as quenianas. Com a energia da Quinto Energy, vamos chegar lá", disse.

Nascida em Campo Formoso, Núbia de Oliveira treina na Escolinha de Atletismo Flamengo (EAF), que fica no distrito do Flamengo, em Jaguarari, cidade onde mora atualmente. Esses dois municípios foram os escolhidos pela Quinto Energy para desenvolver o Projeto Manacá, maior complexo de energia eólica e solar do Brasil e segundo maior do mundo. 

Conhecendo de perto a história da atleta, seu treinador, Antonio Ferreira, se emocionou ao ver Núbia conquistando mais uma medalha e quebrando seu próprio recorde. "Esse tempo de prova a consolida entre as primeiras do ranking brasileiro geral de atletismo. Esse apoio da Quinto Energy foi fundamental para incentivar essa conquista", afirmou.

CEO da Quinto, Rafael Cavalcanti vê Núbia como um fenômeno. "Apoiamos o esporte como instrumento de inclusão social. Esse apoio direto à Núbia é parte do nosso compromisso com a região onde desenvolvemos nossos projetos, mas também por tudo o que ela representa. Ela é a força do vento que nos inspira. A velocidade com que Núbia corre tem tudo a ver com o trabalho que a Quinto desenvolve com os ventos que correm no sertão da Bahia", declarou.