PODCAST: Psicólogo diz que insensatez criada pelo pânico generalizado atrapalha condução de pandemia

"O cuidado principal é verificar a origem das informações. O próprio Ministério da Saúde tem uma página que fala sobre as fakes news", diz Sergio Manzione

Por Jones Araújo
19/03/2020 às 12h22
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A pandemia do covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tem forçado pessoas do mundo todo a se isolarem nas suas casas e isso não é diferente na Bahia. Em Salvador, o prefeito ACM Neto (DEM) decretou 15 dias de isolamento, podendo prorrogar a medida. Já o governador Rui Costa (PT), decidiu fechar a rodoviária a partir desta sexta-feira (20). As medidas visam combater a proliferação da doença. Apesar do cuidado que a população deve tomar, tempos como esses podem fazer mal para a saúde mental. De acordo com o psicólogo clínico Sergio Manzione, é necessário ter cuidado com as fakes news (notícias falsas), que, de acordo com ele, podem até matar. Sergio é o especialista entrevistado pelo Podcast do Muita Informação. 

"O cuidado principal é verificar a origem das informações. O próprio Ministério da Saúde tem uma página que fala sobre as fakes news. No Irã, na semana passada, mais de 40 pessoas morreram porque uma fake news circulou lá, falando que ingerir álcool matava o vírus. As pessoas ingeriram muito álcool e morreram intoxicadas por causa disso. Esse tipo de notícia falsa mata. É importante checar as informações antes de passar adiante, na sua rede de contatos", orienta o profissional. 

Para ele, essa situação vivida pelas pessoas atualmente é bastante comum em pandemias. O medo coletivo, de acordo com Sergio Manzione, se estabelece porque há uma situação na qual as pessoas não tem controle, mas que mesmo assim, é necessário exercitar a sensatez. 

"Estamos vivendo uma situação na qual não temos controle. Quando não há controle sobre alguma coisa, ela se torna uma ameaça muito maior do que já é. Porque a gente não tem alternativas de saída e ver ainda na imprensa informações que cada vez piora a situação e as pessoas entram em pânico. Se você perceber não há necessidade de fazer um estoque em casa de mercadorias, porque não estamos vivendo esse tipo de situação", disse, ele completa que de outro lado, a insensatez criada pelo pânico generalizado acaba atrapalhando.  

"Em algumas localidades as pessoas esgotaram o estoque de álcool em gel e não se esgotou o de sabonete. Sendo que lavar a mão é mais eficaz que só aplicar o álcool em gel. Temos que lutar contra a insensatez porque se não acabamos seguindo as fakes news que só pioram e aumentam a insegurança", alertou. 

Por fim, o profissional orienta sobre os cuidados que devem ser tomados nesse processo de combate a pandemia. "É seguir as orientações das autoridades sanitárias, o isolamento social é o melhor a ser feito no momento, porque vai impedir que a doença se alastre". 

 

Escute o Podcast na íntegra abaixo.