"O novo aeroporto vai reposicionar o setor turístico de Morro de São Paulo", diz prefeito Hildécio Meireles

Ao Portal M!, o gestor da cidade de Cairu deu detalhes da construção do aeroporto na localidade

Por Larissa Nunes e Osvaldo Lyra
14/08/2022 às 17h44
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia, Morro de São Paulo é bem perto de Salvador. O problema é o caminho para chegar lá. Em linha reta, de Salvador até a vila histórica na Ilha de Tinharé são cerca de 70 km, mas não a viagem não é tão simples.

Por isso, empresários e políticos locais estão engajados na construção de um novo aeroporto, já que no local há apenas um aerodrómo. Em entrevista ao Portal m!, neste domingo (14), o  prefeito de Cairu, município a qual pertence a ilha de Morro de São Paulo, Hildécio Meireles (União Brasil), afirmou que o terreno onde será construído o aeroporto da ilha já se encontra desapropriado e pronto para receber a obra. 

De acordo com Hildécio Meireles, a construção do aeroporto irá reposicionar o setor turístico da região. "Aqui está se desenvolvendo muito o mercado imobiliário de condomínios de luxo e esse é público, principalmente do sul do país, que demanda bastante um aeroporto."

A ideia, com o novo aeroporto, é facilitar o acesso à ilha e ampliar o fluxo de turistas no local. 
De barco, a viagem dura entre duas e três horas, mas é uma travessia nauseante que, a depender do tempo, se estende além do programado. Também é possível pra ir de carro ou ônibus até um atracadouro em Valença e de lá fazer a travessia em lanchas.  Esse trajeto leva em torno de três horas. 

Atualmente, a companhia baiana Abaeté Linhas Aéreas atende diariamente o Aeródromo Lorenzo (SNCL), o "aeroporto" de Morro de São Paulo, com voos partindo do Aeroporto Internacional de Salvador. A viagem tem apenas 25 minutos, mas, devido ao pequeno porte do equipamento, a demanda continua reprimida. 

"Em diálogo com o Ministério do Turismo e empresários, acenamos para a possibilidade de construir o aeroporto. Estivemos em Brasília para uma reunião e, com o avanço da conversa, fomos para parte técnica, há uma série de passos que precisam ser dados pra elaboração do projeto executivo", contou Hildécio.

De acordo com o gestor, o primeiro passo para o início da obra já foi dado. "Já desapropriamos a área em acordo com os proprietários, usamos o expediente da desapropriação e, se em cinco anos nada acontecer, a área volta para os donos originários", explicou o prefeito.

Questionado sobre a estrutura do aeroporto, o gestor municipal contou que o equipamento vai operar com voos domésticos oriundos de todos os estados do Brasil. 

"Teremos capacidade inclusive para vôos de carreira, mas o foco principal são vôos particulares, como em Trancoso", pontua. 

Hildécio Meirelles é prefeito de Cairú