Falta de planejamento e gestão podem arruinar planos dos novatos na política

Os especialistas Fábio e Heraldo Rocha explicam de que maneira os postulantes devem utilizar a fase de campanha 

Por Larissa Nunes e Osvaldo Lyra
13/08/2022 às 15h48
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As eleições de 2022 devem marcar um nova era na disputa ao exigir dos candidatos maior profissionalismo. As muitas demandas de uma campanha podem acabar com o sonho dos "marinheiros de primeira viagem", por isso o planejamento é fundamental para o sucesso no pleito. 

É o que afirmam os especialistas na área política e carreira, Heraldo e Fábio Rocha, que neste episódio do Podcast do Portal M! dão dicas para candidatos que estão disputando pela primeira vez as eleições.

"Temos um papel nesse trabalho muito desafiador, pois todo candidato ele acredita que vai se eleger. Se é algo muito competitivo, que possui limitações grandes de tempo e falta de receptividade da população, ele tem que garantir que vai focar no que ele tem sob controle que é o planejamento e a gestão da campanha", pontua Fábio Rocha, gestor de carreiras e diretor-executivo da Daminos Consultoria.

"Muitas vezes o candidato não sabe responder porque ele é candidato e porque ele merece aquele voto. O que gente coloca é que candidatos de primeiro mandato tem possibilidade de ganhar, mas temos que entender seu histórico, segmentos, visibilidade e a base eleitoral - municípios e regiões", destacou o consultor.

Especialista em gestão pública, o ex-deputado e mentor em política, Heraldo Rocha, acrescenta que os candidatos tem que potencializar o seu tempo durante os 45 dias de campanha.

"Mesmo que os candidatos tenham feito tudo anteriormente, a potencialização do tempo se torna um fator importante na hora do eleitor conhecer o seu postulante. Recentemente, uma estatística apontou que 86,6% da população não sabe em quem votou nas eleições passadas. Ou seja, os eleitores analisam seus candidatos é na campanha, e o tempo potencializado é essencial", explica. 

Confira o podcast na íntegra: