Dia dos Pais: 76% dos soteropolitanos pretendem comprar presente

Pesquisa da Unijorge com a Pollis Estratégia aponta ainda que ticket médio será de R$ 200

Por Redação
13/08/2022 às 08h40
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Dia dos Pais de 2022, celebrado neste domingo (14), gera expectativa de aquecimento do comércio em seu primeiro ano de comemoração sem restrições. E o soteropolitano pretende ir às compras para homenagear os pais. Segundo uma pesquisa realizada pela Pollis Estratégia em parceria com o curso de Administração da Unijorge, 76% dos entrevistados vão presentear familiares na data.

 O local escolhido demonstra que o hábito de compra online ainda permanece forte entre os consumidores, 38% declaram que vão comprar em shoppings, 32% em internet /aplicativos, 25% em lojas de ruas e 5% em supermercados. Ao perguntar o shopping escolhido, foram citados os seis maiores centros de compra da cidade.

De acordo com Caroena Alves, estatística da Pollis Estratégia, a sondagem foi realizada com 150 pessoas em pontos de fluxo de Salvador, entre os dias 20 e 22 de julho, e mostra que os consumidores pretendem gastar um pouco mais que no ano passado. "Neste ano,  a economia irá aquecer na comemoração do Dia dos Pais, onde 76% dos soteropolitanos entrevistados declararam que irão comprar presente, com um ticket médio de R$ 200, maior que o declarado na mesma pesquisa realizada ano passado, que foi de R$ 150".

Na hora de escolher os presentes,  muitas opções foram citadas: 35% dos participantes falaram que vão comprar cosméticos e perfumaria; 20% escolheram roupas; 14% sapatos; 6% responderam mochila e 5% escolheram oferecer um almoço ou jantar feito em casa. Outras opções mencionadas foram: utensílios do lar (5%); celular/smartphone (4%); livro (4%).

Para a coordenadora do curso de Administração da Unijorge, Sylvia Dalcom, essa variedade de escolha é uma oportunidade para os lojistas. "As datas comemorativas sempre aquecem o mercado e, como vemos na pesquisa, foram elencadas alternativas bem diferentes de presentes. Então,  vários segmentos do comércio devem abraçar a data  com ofertas interessantes, como opções de parcelamento,  descontos progressivos, kits promocionais, enfim, devem criar um diferencial que seja atrativo para o consumidor".