De pai para filho: Bell conta sua reação ao perceber interesse de Rafa e Pipo pela música

Ao Portal M!, Bell afirmou que início dos filhos na música "foi natural"

Por Bruno Brito
14/08/2022 às 08h02
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quando pequenos, é natural que os filhos encontrem nos pais o maior exemplo a seguir, e consequentemente, queiram seguir suas carreiras. No entanto, em alguns casos existem pais que são pegos de surpresa com esse desejo, seja por entender as dificuldades da carreira ou por estarem preocupados com o caminho a ser trilhado pelos filhos.

Esse foi o caso do cantor baiano Bell Marques, que em entrevista ao Portal M!, revelou que no começo não queria que seus filhos, Rafa e Pipo Marques, seguissem a carreira artística. No entanto, com todo o convívio no meio, a entrada de ambos no mundo da música foi natural.

"Foi algo natural, pela convivência com o meio artístico desde que nasceram. No começo, eu nem queria que eles seguissem carreira artística, para ser sincero. Sei das dificuldades e dos sacrifícios, mas quando entendi que eles tinham noção e que levariam a sério, virei o maior apoiador", disse Bell.

Enquanto dupla, Rafa e Pipo estão juntos desde 2011, o que enche Bell de orgulho. Hoje, após anos vendo seus filhos atuando no mundo artístico, o pai aponta que a inspiração é mútua entre eles.

 "É muito gratificante ver que eles me veem como uma referência, mas muito bom também ver que eles me inspiram. O mundo mudou muito desde que comecei a minha carreira. Aprendo muito com eles também, me mantenho atualizado, motivado", destacou.

E ao falar dessa relação entre pai e filhos, Bell ressaltou como fator importante, o desejo de todos para sempre estarem juntos. Segundo ele, sempre que há um espaço na agenda, eles procuram estar unidos.

"Nossa relação sempre foi muito próxima. Sempre prezamos muito pela união da família e sempre valorizamos muito todos os nossos momentos juntos. Talvez até pelo tempo que ficamos afastados, por conta das agendas de shows, muitos fins de semana cada um numa cidade", explicou.

Recentemente, a relação entre pai e filhos foi fortalecida, inclusive, com o lançamento recente do projeto de Rafa e Pipo, o "Axé em Samba 2", que conta com a participação especial de Bell Marques. Nesta segunda parte do projeto, os irmãos trazem um repertório atualizado com os sucessos da Axé Music em ritmo de Samba. Entre as músicas no repertório estão canções eternizadas na voz de Bell, como "100% Você" e "Diga que valeu".

Por sua vez, Rafa Marques destacou a cumplicidade como grande diferencial na relação com o pai. Para ele, toda a união e cuidado em estar juntos é o que mais fez diferença durante todo esse tempo.

"Temos uma relação de muita cumplicidade. Somos muito unidos, fazemos questão de curtir algumas datas especiais juntos. Até pela rotina de meu pai, que sempre foi muito corrida enquanto a gente estava crescendo, esses momentos eram muito importantes para a gente", afirmou ao Portal M!.

Ao lembrar dos primeiros passos na música, Pipo ressaltou que o começo se deu de forma muito espontânea e que mesmo antes de pensarem em seguir carreira musical, tiveram episódios de participações ao lado do pai.

"Os primeiros passos na música foram muito espontâneos. Crescemos em cima dos palcos, dos trios, então, era algo muito natural para a gente. Rafa, quando tinha 7 anos e nem pensava em seguir carreira musical, participou da gravação da música "Nana Banana", com meu pai, e eu cheguei a tocar guitarra com ele também em alguns eventos, até no Carnaval, ainda pequeno", lembrou.

Momento marcante

Por sua vez, se tem uma coisa que é unanimidade, é o momento mais marcante nessa relação entre pai, filhos e a carreira artística. O momento descrito foi o encontro de trios ocorrido na Praça Castro Alves, em 2012. Na ocasião, Bell à frente do Chiclete com Banana se encontrou com os filhos Rafa e Pipo Marques, na época na banda Oito7Nove4 e viveram a emoção de tocar juntos para milhares de pessoas na praça do poeta.

"Ah, tiveram vários, eu acho, mas o encontro de trios que a gente fez na Praça Castro Alves em 2012 foi bem especial e marcante", apontou Rafa. "Foi algo que não acontecia há anos e foi massa a gente reviver essa história toda junto com os foliões", completou Pipo.