Vixe! Após ameaça, Zé Ronaldo e Neto selam a paz. Roma pega a estrada e terá ajuda de Bolsonaro. E mais, Jerônimo e a guerra das convenções 

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe 
10/08/2022 às 08h40
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

Rompimento desfeito
Após a ameaça de rompimento entre o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, e o candidato ACM Neto, pelo feirense ter sido preterido da vaga de vice-governador na chapa do União Brasil, a paz, enfim, está selada no grupo. Conforme publicado ontem com exclusividade pelo Portal M!, um encontro entre os dois, realizado anteontem na presença do ex-governador Paulo Souto, marcou a reconstrução dos laços que os uniam até aqui. Outras reuniões aconteceram desde o final de semana envolvendo não só Neto como diversos aliados do grupo político. 

Ato público para selar a paz 
Para marcar a manutenção de José Ronaldo na ala oposicionista, um ato público será realizado nesta quarta-feira, às 10h, na Princesinha do Sertão. A expectativa é que a maioria dos deputados da base participe do evento. O temor era que a saída do ex-prefeito de Feira fragilizasse Neto, fortalecendo candidaturas adversárias. 

ACM Neto e José Ronaldo 

Investidas do PL e do PT
Várias investidas foram feitas pelo PT, de Jerônimo Rodrigues e Rui Costa, e pelo PL, de João Roma. Há quem diga que até mesmo o ex-presidente Lula teria feito contato com o líder feirense. O gesto "de solidariedade" fortalece a estratégia de convencê-lo a mudar de lado na política da Bahia. 

Briga fake para abafar crise com Nilo?
Já um experiente observador da cena política de Feira, no entanto, fez outra avaliação sobre a crise entre Neto e Zé Ronaldo. De acordo com a fonte da coluna Vixe, a ameaça não foi real e pode ter feito parte de uma estratégia de tirar o foco da decepção de Marcelo Nilo, que rompeu com o governo do PT e também foi preterido da chapa do União Brasil. "Todo mundo sabia que não havia alternativa para o ex-prefeito de Feira. Ele jamais iria deixar o carlismo para marchar com o PT, por ser impossível estabelecer um diálogo com os petistas, que são seus maiores opositores na cidade. Tudo não passou de um balão de ensaio, servindo para abafar a crise com o novo aliado, que era do PSB", enfatizou a fonte, ao destacar que Zé Ronaldo não agregaria na chapa do União Brasil, já que eles são do mesmo partido e detêm a mesma base eleitoral. 

Marcelo Nilo 

Neto não ficaria sem vice em 2024
Outro ponto que reforça a versão do político feirense de que a briga não foi pra valer é o fato de que Zé Ronaldo não estaria escondendo de ninguém o desejo de voltar a governar Feira a partir de 2025. Portanto, "Neto não colocaria um vice que saísse no meio do mandato, para não ficar sem um sucessor direto no governo estadual. Essa estratégia faria, inclusive, aumentar a pressão para escolha do próximo presidente da Assembleia, que ficaria imediatamente na linha sucessória do governo estadual".

A vaquinha de votos pro-Nilo
Uma reunião teria sido convocada pelo ex-prefeito ACM Neto com os deputados federais do União Brasil, nos últimos dias, para definir o nome da vice e discutir como cada parlamentar poderia ajudar Marcelo Nilo com votos, já que ele distribuiu a própria base eleitoral e foi preterido do posto. Segundo informações obtidas pela coluna Vixe, o deputado Arthur Maia teria se negado participar do encontro por ele ter sido um dos grandes opositores à indicação de Nilo. 

Arthur Maia

A guerra das convenções 
Ainda repercutem positivamente as convenções do União Brasil e do Partido dos Trabalhadores na Bahia. Integrantes dos dois partidos e seus aliados batem no peito para falar da força dos seus candidatos e da adesão dos eleitores nos eventos que confirmaram ACM Neto e Jerônimo Rodrigues como candidatos ao governo baiano. No PT, as 20 mil pessoas viraram 50 mil pelas contas dos petistas. Da mesma forma que as 20 mil pessoas do UB se transformaram em 30 mil. Todos sabem que o número elevado de pessoas nesses eventos partidários não define o resultado da eleição, mas que anima seus apoiadores, ah, anima.

Jerônimo Rodrigues

Roma pega a estrada 
O candidato do PL ao governo baiano, João Roma, inicia nesta quarta-feira uma nova modalidade de visitas ao interior: a "rota temática". Começa com o Canal do Sertão Baiano, eixo sul da transposição do Rio São Francisco, que já está na execução do projeto, devendo ter obras iniciadas no final do ano. 

João Roma

Caravana começa em Juazeiro 
A ação do governo federal vai levar água a 44 municípios do semiárido baiano, beneficiando 1,4 milhão de pessoas, com investimento de R$4,9 bilhões. A ideia é fazer o trajeto do canal, visitando as cidades e falando dos benefícios que a medida vai gerar. Neste momento, 13 cidades serão beneficiadas durante três dias. Começa por Juazeiro. 

Bolsonaro em dois eventos de Roma 
No entorno do candidato João Roma circula a informação de que o presidente Jair Bolsonaro fará duas visitas à Bahia até a data da eleição. Como o desafio de Roma é colar na imagem do presidente da República, as vindas facilitarão a identificação com os eleitores bolsonaristas. 

João Roma e Bolsonaro

"Eu não sou produto do acaso" 
Ao ser oficializado como candidato a governador da Bahia pelo União Brasil na última sexta, o ex-prefeito ACM Neto elevou o tom contra seu principal adversário, o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues. Em seu discurso, Neto disse ter se preparado a vida inteira para assumir o posto de governador. "Eu sonhei e me preparei. Eu acredito nisso, em trabalho duro, em correr atrás, em suar a camisa. Eu não sou produto do acaso. Eu não sou o resultado da vontade de um partido político. Não estou aqui escolhido e confirmado nessa convenção porque não tinha outro nome e, de repente, eu apareci. Eu estou aqui porque eu me preparei a vida toda para esse momento", disparou Neto. Segundo informações obtidas pela coluna Vixe, essa foi uma das falas que mais incomodaram os petistas. 

ACM Neto

Sentimento de mudança 
Agora oficializado candidato, ACM Neto ressaltou ainda que o sentimento de mudança está presente em todos os cantos da Bahia e que se sente preparado para encarar as dificuldades e proporcionar um futuro diferente, e muito melhor, para toda a população do estado. "Na minha caminhada, os mais de 200 municípios percorridos me fizeram ouvir muitas histórias. A gente não pode fechar os olhos para a dor e para o sofrimento dos baianos. Aqui eu estou para dizer que eu vou transformar essa dor, essa dor que dói no coração da gente, em compromisso de luta", destacou. 

Cacá Leão, ACM Neto e Ana Coelho

Plano de governo e ações descentralizadas
Na convenção, ACM Neto apresentou parte do seu plano de governo, estruturado com as propostas para o futuro da Bahia. O plano será apresentado, com maiores detalhes, nas próximas semanas. "Nós sabemos tudo o que precisa ser feito desde o primeiro dia de mandato. Nós vamos governar por toda a Bahia, por todos os 417 municípios do nosso estado. Nós vamos enxergar a peculiaridade, as características e a situação de cada região. Vamos implantar os Governos Regionais, e os dois primeiros serão implantados no Extremo Sul e no Oeste da Bahia", antecipou, ao destacar que os GRs serão braços avançados do governo, com capacidade de oferecer serviços públicos essenciais em todas as regiões da Bahia.