Presidente do TSE, ministro Edson Fachin, critica duramente os ataques ao processo eleitoral brasileiro

"A desinformação viola o direito e produz efeitos sociais extremamente nocivos", afirma o ministro

Por Redação
08/08/2022 às 18h41
  • Compartilhe
Foto: (Reprodução / Fotos Públicas)
Foto: (Reprodução / Fotos Públicas)

De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, ataques às instituições eleitorais são uma ofensa à constituição. Fachin fez essa declaração nesta segunda-feira (8), para um grupo de advogados bolsonaristas. Eles haviam solicitado um encontro o presidente do TSE para debater sobre o processo eleitoral.

O presidente Jair Bolsonaro tem questionado constantemente a confiabilidade das urnas eletrônicas e direcionado diversos ataques à ministros do TSE. Para Fachin, uma tentativa de desestabilizar o "tabuleiro democrático".

Segundo o ministro, o combate a informações falsas sobre as eleições será o foco da Justiça Eleitoral. "É preciso assinalar que a retórica incendiária baseada em desinformação viola o direito e produz efeitos sociais extremamente nocivos, semeando a conflituosidade, colocando instituições e pessoas em rota de colisão, e atraído a perspectiva de violência em diversos níveis", disse.

Fachin salientou ainda que a Justiça tem, como compromisso, garantir que a vontade eleitor seja ouvida e respeitada, sem interferências de informações falsas que possam prejudicar a democracia do processo eleitoral.

*Com informações G1.