Fundação Gregório de Mattos realiza evento sobre "Caminhos do Sagrado" em Salvador

Encontro, que será na próxima terça (9), abordará a relação entre locais da cidade e a fé

Por Redação
06/08/2022 às 13h30
  • Compartilhe
Foto: (Divulgação/Prefeitura de Salvador)
Foto: (Divulgação/Prefeitura de Salvador)

A roda de conversa "Patrimônio É...", promovida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), terá como tema para o mês de agosto, os "Caminhos do Sagrado", com o intuito de abrir espaço para o debate sobre as diversas formas de manifestações de fé em Salvador.

O evento, que será na próxima terça-feira (9), às 17h, no Centro Comunitário Senhor do Bonfim, será transmitido ao vivo no canal da fundação no YouTube e receberá diversas personalidades para tratar dos roteiros de fé da capital baiana.

O Parque Pedra de Xangô, a Gruta de São Lázaro (Casa de Omolu e Obaluaê) e o Caminho da Fé, na Avenida Dendezeiros, então entre os locais que serão tratados no encontro. A mesa de convidados receberá a advogada Maria Alice Pereira da Silva, o Padre Manoel de Oliveira Filho e a professora Cleidiana Ramos.

De acordo com o gerente de Patrimônio Cultural da FGM, Vagner Rocha, tratar dos caminhos de fé na cidade faz com que o soteropolitano compreenda o território em que vive.

"Essas intersecções sempre fizeram parte da humanidade. Assim, a discussão nos ajuda a compreender melhor a nossa história, a nossa relação com o sagrado e os processos de territorialização em Salvador", afirmou.

O projeto "Patrimônio É...", realizado mensalmente pela fundação, faz parte do Programa Memória Viva da FGM. A partir dele são discutidos, em rodas de debate, temas relacionados os patrimônios culturais de Salvador.

Em outras edições realizadas ao longo deste ano já foram abordados temas como "Samba Junino: Dos Terreiros às Ruas", "Carnaval Negro: Ancestralidade e Pertencimento" e "Feiras e mercados: tradição, sociabilidade e identidade cultural".