Haddad escolhe mulher de Márcio França como vice

Petistas preferiam um outro nome para o posto

Por Redação
05/08/2022 às 18h24
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/ Governo do Estado de São Paulo
Foto: Reprodução/ Governo do Estado de São Paulo

O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, cedeu à pressão do PSB e escolheu, nesta sexta-feira (5), a ex-primeira dama do estado Lúcia França, mulher do ex-governador Márcio França, como candidata a vice em sua chapa. O petista tinha preferência pela médica Marianne Pinotti (PSB) ou pela deputada estadual e cantora Leci Brandão (PCdoB).

França e seus aliados argumentaram que já haviam concordado em entregar a primeira suplência do Senado para o PSOL e, por isso, teriam a prerrogativa de indicar da vice. O plano inicial do PSB era que a suplência ficasse com o empresário José Seripieri Junior, ex-dono da Qualicorp, que se filiou recentemente ao partido.

O PSOL, porém, vinha mostrando insatisfação por não ter espaço na chapa e ameaça lançar um candidato próprio ao Senado. Haddad costurou então que o presidente nacional do partido, Juliano Medeiros, ficasse com a suplência de França.

Com o impasse resolvido, Haddad fez então um convite para que Marina Silva (Rede Sustentabilidade) fosse a vice. Ela recusou com argumento de que deseja ser eleita deputada federal para voltar ao Congresso e lutar contra os retrocessos na área ambiental promovidos pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).