Nordeste terá poucas chuvas em agosto, aponta Inmet

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia a previsão é de acumulados menores de 80 milímetros para a região

Por Redação
05/08/2022 às 16h30
  • Compartilhe
Foto: Flickr/Setur
Foto: Flickr/Setur

Agosto terá poucas chuvas para interior da Região Nordeste e parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste. Os dados são do boletim meteorológico para o mês divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o relatório, agosto indica chuvas abaixo da média na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Fazem parte da região também a divisa de Minas Gerais, de Goiás e o leste do Mato Grosso. A previsão é que essas regiões tenham acumulados menores que 80 milímetros (mm). Além disso, não há registro de chuvas em alguns pontos.

O boletim aponta que as regiões que podem apresentar chuvas acima da média são o noroeste da Região Norte, a costa leste do Nordeste, a parte central de Santa Catarina, além das divisas dos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

A previsão do Inmet é que o mês de agosto seja de temperaturas médias elevadas para boa parte do país. Regiões como o Norte, Nordeste, norte do Mato Grosso e centro-oeste do Mato Grosso do Sul, devem marcar mais de 24°C em boa parte do mês. No Nordeste, a exceção fica na sua região leste, que deve ter temperaturas entre 24ºC e 26°C, com a ocorrência de mais dias de chuva.