Mestre Moa do Katendê é homenageado em álbum inédito: "Raiz Afro Mãe"

Artistas como Emicida, Criolo, Chico Cézar, Rincon Sapiência, Marcia Short, Lazzo Matumbi e Luedji Luna particpam do disco 

Por Redação
05/08/2022 às 09h46
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mestre Moa do Katendê recebe uma merecida homenagem no álbum "Raiz Afro Mãe". Com o intuito de preservar e continuar o legado deixado por Môa, o disco trará 14 composições do Mestre, interpretadas por nomes potentes da música negra brasileira. O single "Festa de Magia", gravado pela baiana Luedji Luna, será o primeiro lançamento e chega nesta sexta (5), nas plataformas digitais -  ouça.

Assassinado em 8 de outubro de 2018, por intolerância política no período eleitoral, Môa teve seus projetos artístico e de vida interrompidos pela violência, mas sua voz continua a ecoar agora nas vozes de artistas como Emicida, Criolo, Chico Cézar, Fabiana Cozza, Kimani, Rincon Sapiência, Edgar, BNegão, GOG, Jasse Mahi (filha de Môa) e os baianos, Leitieres Leite, Marcia Short, Lazzo Matumbi, Matheus Aleluia Filho, o grupo BaianaSystem e Luedji Luna.

"Raiz Afro Mãe é um fragmento ímpar do todo que Mestre Môa de Katendê foi e ainda é. Sua música e trajetória sempre foram fonte que preserva e dissemina a cultura afro-brasileira", diz Cynthia Kimani, produtora artística do álbum.

Em 2017, quando Mestre Moa chegou à produtora paulista Mandril Áudio, o projeto consistia em releituras de sua obra, com o intuito de promover um encontro entre artistas de renome da música popular brasileira e a nova geração de músicos da contemporaneidade. Hoje, depois de tudo o que aconteceu, a produtora encarou o desafio de manter a proposta dele e, ao mesmo tempo, produzir um disco que não é só mais a ideia do Mestre, mas também uma parte do seu legado.

"Festa de Magia" é a composição que foi o primeiro grande tema do Badauê e traz em si a leveza sonora e densidade emocional que é capaz de comover assim que o som começa a tocar. O álbum será lançado em 7 de outubro.