"Veio para gerar número grande de benefícios", diz Francisco Carozo sobre tokenização no mercado imobiliário

Sócio do Porto Privilege destacou a criação do cashback token, cujo objetivo é entregar uma rentabilidade adicional ao investidor

Por Bruno Brito e Osvaldo Lyra
04/08/2022 às 07h00
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

A tecnologia da tokenização chegou à Bahia através do empreendimento Porto Privilege, que está sendo erguido no Porto da Barra. Embora pouco conhecido pela população, o formato promete um número grande de benefícios que não eram visto no mercado imobiliário, segundo o CEO da Carozo DI, Francisco Carozo.

Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, na quarta-feira (3), em evento no CEO Salvador Shopping, o sócio do Porto Privilege destacou a criação do cashback token, cujo objetivo é entregar uma rentabilidade adicional ao investidor de determinada unidade.

"É importante entender que a tokenização não só veio para tornar acessível, mas para gerar um número grande de benefícios que antes não teríamos no mercado imobiliário. Nós trouxemos para Salvador um produto inicial, chamado cashback token. Esse produto, basicamente, entrega uma rentabilidade adicional ao investidor de uma unidade que nós, como incorporadores, presenteamos com o domínio", explicou.

Os idealizadores da iniciativa são o Altamente Rentável e as empresas do Consórcio Privilege - Carozo Desenvolvimento Imobiliário, Giro Desenvolvimento Imobiliário e APS Engenharia Estratégica, que também são responsáveis por trazer o conceito Housi, por meio do empreendimento Porto Privilege, que está sendo erguido no Porto da Barra. 

Segundo Carozo, ao longo de dois anos, a Housi vai gerir a unidade, e a receita será distribuída através dos tokens para o proprietário.

"É um primeiro ponto para que o mercado comece a tornar aquilo familiar, para acreditar e confiar na tecnologia. Daí, a gente vai trazer uma série de benefícios. Existe um clube por trás da tokenização, você passa a fazer parte de um ambiente virtual, e ali você vai comercializar seus tokens. A gente vai chegar em um momento que a gente poderá comercializar frações das unidades. Então, é um passo para depois que a gente conseguir algumas regulamentações, chegar em um objetivo final", ressaltou.

A previsão é que o Porto Privilege seja entregue em fevereiro de 2024.

 

Novo investimento

Carozo também falou sobre um novo investimento, que deverá ser anunciado em 2023. Embora o local ainda seja um mistério, ele apontou que não será na Barra e que o empreendimento deverá ser um "novo marco para Salvador".

"Estamos com um projeto novo para 2023, vista mar, vai ser um novo marco para Salvador. Queremos, acima de tudo, entregar um instrumento bonito para Salvador, que é a cidade que nós amamos. Mais beleza para empreendimentos que antes eram frios, a gente quer tornar com mais calor. Não mais na Barra, chegamos a um momento de esperar mais um pouco agora, consolidar as unidades que ali foram lançadas e vamos apostar em outra área que entendo que é um vetor de crescimento, mas fica a curiosidade, porque em breve lançaremos essa informação", antecipou.