Escolas públicas de Camaçari e Dias D'Ávila receberão oficinas gratuitas de arte e cultura

As vagas para os educadores interessados em participar já estão abertas

Por Redação
28/07/2022 às 07h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Instituto Brasil Solidário, através do projeto do Plano Bienal Brasil Solidário, levará uma jornada intensa de três dias de oficinas práticas para as cidades de Dias D'ávila e Camaçari. As atividades contam desde formações em Xilogravura, Artes Cênicas, Patchworck, Música, Pintura e Desenho, Fotografia, até uma capacitação em Mediação de Leitura, incluindo a construção de espaços literário, materiais para montagem da biblioteca e doação de acervo de mais de 500 livros para cada município.

Na ocasião, também haverá a entrega de um kit para os projetos de leitura com fantoches, aventais, sacolas e tapetes literários.

As vagas para os educadores interessados em participar já estão abertas, e as atividades acontecerão nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, na Escola Maria Bacelar de Santana, em Dias D'ávila (BA) e nos dias 4, 5 e 8 de agosto, na Escola Laurita de Souza Ribeiro, em Camaçari (BA).

O encerramento das atividades, contará com apresentações de música e teatro promovidas pelos próprios participantes, em evento aberto ao público, no último dia de cada oficina. As formações pretendem mobilizar mais de 200 participantes, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e técnicos da Secretaria de Educação do município.

As ações marcam um momento muito especial para as escolas e para o próprio Instituto, que após 2 anos de atividades presenciais paradas devido à pandemia, retomam os ensinamentos práticos nas oficinas.

''Acreditamos na ideia de que as oficinas presenciais ganham muito sentido, uma vez que já iniciamos um trabalho no formato EAD, nas mesmas temáticas do presencial, tornando as atividades ainda mais ricas, pois complementam um trabalho que vinha sendo feito a distância", afirmou o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore.

De acordo com o IBS, as ações fortalecem a parceria e o vínculo com vários municípios do Estado da Bahia, que recebe desde 2009 diversas ações e projetos de impacto do Instituto, que tem atuação nos quatros cantos do Brasil. Cidades baianas como Boquira, Irecê, Dias d'Ávila, Palmeiras, Iraquara, Lençóis, Luis Eduardo Magalhães, Ibitiara, Andaraí (Igatú) e Gentio do Ouro, são alguns dos municípios que o IBS já atuou e vem atuando até hoje, incluindo ainda os Encontros Nacionais, realizados em Lençóis nos anos de 2011, 2013 e 2016.

O projeto iniciou o processo de inscrições, que podem ser realizadas através do contato com a Secretaria de Educação dos Municípios de Camaçari e Dias d'Ávila.

 

Sustentabilidade, arte e cultura

Utilizando materiais reciclados, reaproveitados, e de fácil acesso na comunidade, as oficinas apresentarão ideias simples, replicáveis e que já são multiplicadas nas 5 regiões do Brasil, através da metodologia do Programa de Desenvolvimento da Educação - PDE, do Instituto Brasil Solidário.

No eixo de Incentivo à Leitura, a escola ganhará espaços literários lúdicos e criativos, com mobiliários sendo construídos a partir da reciclagem. Os cantinhos de leitura terão pufes de garrafa PET, prateleiras e nichos de paletes, além de almofadas, tapetes e aventais literários sendo produzidos na Oficina de Patchwork, com retalhos e restos de tecido. Na Música, serão construídos instrumentos com materiais reutilizados, aproveitando carteiras que seriam descartadas na escola, baldes, tambores, canos de PVC e garrafas de vidro para a produção dos garrafones e vidrofones.

 

Sobre o Instituto Brasil Solidário

O Instituto Brasil Solidário IBS é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) voltada à valorização do ser humano, oferecendo-lhe oportunidades por meio da Educação.

Com 20 anos de atuação e tradicionalmente forte presença de projetos no eixo norte-nordeste, o Instituto trabalha com ações voltadas para a educação de qualidade, desenvolvendo iniciativas que empoderem a escola e a comunidade escolar. Nosso Programa de Desenvolvimento Educacional, transforma a sala de aula em um ambiente de descobertas ao tornarmos as disciplinas tradicionais mais convidativas ao conhecimento. Fazemos isso ao conectá-las com incentivo à leitura, educomunicacão, arte e cultura, educação ambiental, empreendedorismo, cidadania e até educação financeira. O resultado rompe os muros da escola ao valorizar e capacitar o educador, empoderar o aluno e aproximar famílias e escolas.

Nossa metodologia está inserida em escolas públicas e até privadas, e hoje, prova-se altamente eficaz e de escala não somente nacional, mas também global, com impactos deixados ao longo de duas décadas em quase duas mil escolas, alcançando 4 milhões de alunos em todo o Brasil. 

O trabalho do IBS tem colaborado, entre diversos ganhos em políticas públicas, para elevar os índices de desenvolvimento educacional em cidades do Nordeste, e somando esforços às redes de ensino municipais de mais de 180 municípios, muitos deles tendo crescimento da nota do IDEB, com alcance ou superação da meta.