Vixe! Rui ignora Bruno com pedidos de audiência. Neto propõe pauta conjunta em Salvador. Desafio será acertar na comunicação de Jerônimo. E mais, polarização nacional ajuda Roma 

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
27/07/2022 às 08h49
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

Caetano e a coordenação-geral
A chegada do secretário Luiz Caetano (Relações Institucionais) na campanha do pré-candidato Jerônimo Rodrigues foi recebida com entusiasmo pelo núcleo duro do PT e de partidos aliados. A expectativa é que a parte política seja melhorada com Caetano à frente da coordenação geral da campanha. Ontem mesmo, ele teve uma reunião com dirigentes de partidos aliados para definir novas estratégias de atuação no estado. Num primeiro encontro, realizado na semana passada, foi definida uma série de tarefas para organizar o trabalho do grupo. 

Meta é retirar gargalos políticos nas cidades 
O entendimento é que as várias críticas vindas da base serviram para pressionar a cúpula a acertar o passo e fazer a chapa avançar. De acordo com uma fonte governista, os eventos do PGP - Programa de Governo Participativo - atingiram os objetivos de levantar as demandas da sociedade e apresentar o nome que representava o grupo na disputa. Vencida essa etapa, agora será necessário Caetano fazer um trabalho mais forte cidade por cidade, estruturando melhor os palanques locais, vendo onde tem problema e onde cada partido pode contribuir com o avanço do processo eleitoral. Ele terá que atuar como um aglutinador. 

Luiz Caetano

Melhor engajamento e o horário eleitoral 
O entendimento é que ações na internet para aumentar o engajamento já começaram a ser feitas e dão sinais de melhora. Aliado a isso, os apoiadores do PT dizem que os últimos resultados das pesquisas, que mostram o crescimento de Jerônimo, começaram a animar a militância. A expectativa é maior ainda pelo início do horário eleitoral no rádio e na tevê, quando vão tentar colar sua imagem ainda desconhecida na do ex-presidente Lula. Até porque, a televisão vai ter papel fundamental na próxima fase do pleito. 

Jerônimo Rodrigues

Desafio será acertar na comunicação
Várias das dificuldades enfrentadas na pré-campanha caminham para serem debeladas após a convenção do partido, no próximo sábado, já que muitas despesas e ações não poderiam ser executadas na fase atual da disputa. O núcleo mais próximo ao candidato do PT diz que o desafio será acertar na comunicação com o eleitorado, sobretudo, porque será agora que o cidadão brasileiro começará a se envolver e a acompanhar o processo eleitoral. A expectativa é grande para a chegada do titular da Secom, André Curvello, para ajudar no marketing do candidato. 

André Curvello

Polarização nacional ajuda Roma 
Um aliado do PT na Bahia disse ontem que, da mesma forma que a polarização nacional fará Jerônimo crescer com Lula, João Roma deverá aproveitar o novo fôlego que Bolsonaro passou a ter no estado e crescer também. O entendimento é que ambos conseguirão avançar, ameaçando o favoritismo de ACM Neto no primeiro turno. Alguns mais otimistas chegam a dizer que a polarização nacional vai ser repetida por aqui e que o postulante do União Brasil pode até não ir para a nova fase da disputa. 

João Roma

Rui ignora pedidos de audiência de Bruno 
O pré-candidato do União Brasil, ACM Neto, criticou, na noite de terça, o fato de o governador Rui Costa não ter dado uma resposta sequer aos muitos pedidos de audiência feitos pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis. Segundo Neto, há muitos meses o prefeito solicita e não tem resposta. "É uma vergonha que há muitos meses o prefeito de Salvador peça uma audiência com o governador e não tenha sequer uma resposta, não mereça sequer uma satisfação por parte daquele que está à frente do Governo do Estado", disparou.

Rui Costa e Bruno Reis

Pauta conjunta e prioridade para o transporte 
Na sequência, durante o Mobiliza Salvador, no bairro da Liberdade, Neto destacou que, caso seja eleito, chamará Bruno para construir uma pauta conjunta para a cidade. "Não vou esperar assumir o mandato, não vou esperar o 1º de janeiro. Já na fase de transição e de preparação, chamarei Bruno para construir uma pauta conjunta". De acordo com o ex-prefeito, o primeiro item a ser discutido será o transporte público. "Já estive nessa cadeira e alertei sobre a crise que vinha a se instalar no transporte público da capital", relatou.

Bruno Reis e ACM Neto

Desejo de dias melhores 
O pré-candidato ACM Neto disse para a multidão na Liberdade que sonhava com uma Bahia cujo governador não tratasse "os prefeitos com preconceito e perseguição", numa crítica direta ao governador Rui Costa. Ele destacou o desejo de oferecer melhores perspectivas para as próximas gerações. 

Andrea contra "assediadores" na chapa
A secretária de Turismo e Cultura de Salvador, Andrea Mendonça, resolveu subir o tom essa semana contra um "assediador" que vislumbra a possibilidade de ocupar vaga na chapa do ex-prefeito ACM Neto. Sem citar nomes, Andrea disparou que seu partido, o PDT, não vai aceitar pessoas que fazem assédio a mulheres na chapa do União Brasil. "Com assediadores, estamos fora. Assediador na política não tem mais espaço. O PDT não tolera assédio", declarou Andrea, em entrevista ao site Informe Baiano.

Andréa Mendonça

Importância de uma mulher na chapa 
Andrea, que é irmã do presidente do PDT na Bahia, deputado Félix Mendonça Júnior, disse ainda que sempre iria denunciar qualquer tipo de assédio. "Por isso, uma mulher é tão importante na política, principalmente, em chapas majoritárias, para tirar do lugar assediadores que não podemos permitir que prosperem impunemente. Onde eles estiverem, estaremos do outro lado", disparou a pedetista. 

Prefeito do PSB não surpreende ao apoiar Neto 
Pelo que se comenta na Chapada Diamantina, não surpreendeu o apoio do prefeito de Wagner, Elter Bastos, do PSB, à pré-candidatura do ex-prefeito ACM Neto (UB) ao governo baiano. O que se fala na região é que Elter sempre foi carlista e segue o que o deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos) faz. A oposição do município diz, inclusive, que no mapa eleitoral o prefeito de Wagner já estava na conta de Neto. 

Elter Bastos ao lado de Marcelo Nilo, ACM Neto e Marcelinho Veiga

Disputa por prestígio
No evento político do Programa de Governo Participativo (PGP) do candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT), em Itaberaba, o prefeito de Iaçu, Nixon Duarte (MDB), disse a uma rádio local que de seu município foram duas mil pessoas. No outro dia, o grupo político do município de Ruy Barbosa rebateu: "A maior caravana foi a nossa". Briga feia para saber quem mais agradou o rei. Final da história, o rei não era Rui Costa, era Otto Alencar. Pena que o povo de Itaberaba não atendeu ao chamamento nem de um e muito menos do outro.

Otto Alencar